Na manhã deste sábado (24), o Igarapé do Gigante, localizado no bairro Tarumã em Manaus, foi palco da última ação externa promovida pela Glocal Amazônia 2024. A Remada Ambiental da Glocal mobilizou dezenas de voluntários para uma ação de limpeza e conscientização ambiental.
“Eu acho que há dois pontos muito importantes nessa atividade que estamos proporcionando hoje. O primeiro, obviamente, é o objetivo final, que é limpar, tirar esses resíduos daqui e dar o destino correto a eles. Mas eu acho que o segundo é a consciência. Tenho certeza de que cada pessoa que participar daqui hoje, quando sair dessa atividade, vai pensar muito sobre onde vai jogar seu lixo?”, destacou Malu Sevieri, diretora da Glocal.
Equipados com coletes, luvas e sacos de lixo, os voluntários embarcaram em caiaques e barcos, prontos para coletar resíduos acumulados ao longo do rio. O Igarapé do Gigante é conhecido por sua biodiversidade e tem enfrentado problemas com o acúmulo de lixo e poluição. A ação resultou na remoção de uma quantidade significativa de resíduos, incluindo plásticos e outros materiais que ameaçavam a saúde do igarapé.
“Para a gente, é importante essa ação porque conseguimos alcançar um grande número de pessoas e mostrar o tamanho do problema que é o descarte incorreto. É importante entender e compreender o ciclo do consumo. Você compra, você consome, mas deve descartar corretamente, não incorretamente”, destacou Jadson Pimentel, fundador da Remada Ambiental.
A Glocal Amazônia promoveu, ao longo dos 3 dias do evento, várias ações socioambientais, como o Drive-Thru Ambiental e as Máquinas de Coleta de Resíduos, que estiveram presentes no Largo de São Sebastião. Em breve, a Fundação Rede Amazônica realizará um plantio de mudas para compensar o carbono produzido durante a execução do projeto.
*Colaborou: Catiane Moura, Grupo Rede Amazônica