Nesta segunda-feira (09), a Fundação Rede Amazônica lança o projeto Rede Educa, idealizado pela Rede Amazônica, que visa capacitar a população do Norte do Brasil por meio de videoaulas e pílulas de conteúdo.
“A Fundação abraça projetos que visam capacitar e desenvolver a nossa região, por isso o Rede Educa volta às telas. Essa será a primeira edição realizada pela Fundação. Junto com o Amazon Sat, conseguimos oferecer educação a distância, possibilitando alcançar capitais do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá, alcançando mais de 50 municípios”, destacou Mariane Cavalcante, diretora executiva da Fundação Rede Amazônica.
Nesta edição, o tema abordado será o ESG, sigla que se refere a “Environmental, Social and Governance”, ou seja, Ambiental, Social e Governança. Esses três critérios são usados para avaliar a sustentabilidade e o impacto ético de um investimento em uma empresa ou organização.
“Trazer a temática de ESG para a Rede Educa é uma decisão fundamental da Fundação. Falar sobre governança, envolvendo os fatores ambientais e sociais, tem sido cada vez mais constante nas empresas e organizações, e proporcionar capacitação do assunto para a região Norte vai ao encontro dos objetivos que temos de colaborar com o desenvolvimento social e ambiental da Amazônia”, afirmou Victoria Moraes, especialista em projetos da Fundação Rede Amazônica.
O Rede Educa foi lançado há cinco anos e se tornou uma ferramenta essencial, especialmente durante a pandemia, quando a Rede Amazônica estabeleceu uma parceria com o Governo do Estado do Acre. Essa colaboração possibilitou a transmissão de aulas para estudantes de áreas isoladas, resultando em um impacto tão significativo que chamou a atenção de outros estados e instituições internacionais.
“As videoaulas serão exibidas em TV aberta por meio do Amazon Sat, em colaboração com o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM). A produção do conteúdo educativo envolveu uma equipe especializada que trabalhou na criação e estruturação das trilhas de aprendizagem”, destacou Anderson Mendes, Gerente de Conteúdos Especiais da Fundação Rede Amazônica.
As aulas serão veiculadas ao longo de 10 horas mensais, com conteúdos de 30 minutos de duração, de segunda a sexta-feira, totalizando 20 horas de material educativo em um período de dois meses. Além disso, o projeto incluirá pílulas de conteúdo de 30 segundos, que serão distribuídas pelo Amazon Sat, Rede Amazônica e CBN Amazônia, apresentando resumos e trechos das videoaulas, com foco na disseminação de conhecimento e na promoção da educação sobre ESG (Ambiental, Social e Governança).
“Tivemos o cuidado de fazer uma curadoria cuidadosa desse conteúdo, para que ele seja de fácil compreensão. Organizamos a temática em 5 módulos, começando com conceitos básicos e avançando até tópicos mais específicos, como a ISO. Além disso, a parceria com o CIEAM permitirá que o Rede Educa se conecte com o setor industrial, ampliando ainda mais seu impacto”, ressaltou Mariane Cavalcante, diretora executiva da Fundação Rede Amazônica.
Com essa nova temporada que já está no ar no Amazon Sat, a Fundação Rede Amazônica reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento social, contribuindo para a transformação da vida de milhares de pessoas na Amazônia.