Festival de Parintins 2025: ‘Recicla, Galera’ supera meta e destina mais de 10 toneladas de resíduos à reciclagem

A quarta edição do “Recicla, Galera” no Festival de Parintins encerrou com um marco expressivo: 10.032,3 quilos de resíduos recicláveis foram coletados e encaminhados para a reciclagem. O volume corresponde ao esforço conjunto de uma semana de mobilização, que envolveu torcedores e catadores.

“A gente colocou uma meta bem alta, com boa metodologia para termos resíduos mais limpos. E conseguimos mais de 10 toneladas de resíduos reciclados somente nesse período. Estamos muito felizes, e eu quero parabenizar cada um que participou, se envolveu, se engajou. Não só pela disputa, mas por esse despertar, essa sensibilização de cuidar do meio ambiente e fazer do Festival de Parintins, também, o mais sustentável do mundo”, declarou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

O projeto é promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e conta com o apoio da Fundação Rede Amazônica, com as máquinas de coleta Retorna Machine, da Ambipar. A iniciativa busca ampliar a consciência ambiental, incentivar o descarte correto de recicláveis e contribuir com a geração de renda para a Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin).

“Essa parceria mostra que a tecnologia pode ser uma grande aliada da sustentabilidade, especialmente quando aplicada de forma acessível e conectada à realidade local. As máquinas incentivam a participação ativa da população, tornando o ato de reciclar mais atrativo e educativo. É a prova de que inovação, consciência ambiental e responsabilidade social podem e devem caminhar juntas”, destacou Denis Carvalho, especialista em projetos da Fundação Rede Amazônica.

A meta estabelecida para 2025 era superar os 9.180,48 quilos alcançados na edição anterior do “Recicla, Galera”. O objetivo foi ultrapassado em 9,2%, impulsionado pela adesão às tecnologias e pelo envolvimento popular na disputa de reciclagem.

Resultados

O “Recicla, Galera” teve como ponto principal o Espaço Sustentável, instalado na Praça da Liberdade, no Centro de Parintins. O local funcionou, de 23 a 29 de junho, como ponto de entrega de recicláveis e triagem de resíduos.

No espaço, seis máquinas coletoras de recicláveis foram instaladas em parceria com a Fundação Rede Amazônica, por meio do projeto “Consciência Limpa: Recicla, Amazônia”.

Para engajar a população, torcedores que destinassem latinhas ou garrafas PET pelas máquinas podiam ajudar o Caprichoso ou o Garantido na competição de reciclagem e, ainda, trocar seus resíduos por brindes exclusivos do seu bumbá. A estratégia foi essencial para melhorar a qualidade do material entregue à Ascalpin.

“O ‘Recicla, Galera’ é uma ação que conecta todos os pilares do ESG. Com tecnologia, retiramos toneladas de resíduos do descarte incorreto e garantimos que os catadores tenham acesso a materiais de maior valor, aumentando sua renda. É gratificante fazer parte dessa transformação”, disse Fernando Lindoso, representante da Ambipar Environmental, responsável pelas máquinas.

Como resultado, houve crescimento expressivo na coleta de latinhas e metais, que atingiu 1.415,9 quilos, resultando em um aumento de 24,3% em comparação à coleta em 2024. O alto valor desse resíduo no mercado contribui para ampliar a renda dos catadores envolvidos no projeto.

A competição de reciclagem continuou dentro do Bumbódromo, nos dias 27, 28 e 29 de junho, envolvendo as galeras e os itens 19 de cada boi. Lutando pelo título de Campeão Sustentável do 58º Festival, as torcidas reuniram um total de 596,9 quilos de recicláveis durante as três noites do evento.

Somando o engajamento nas máquinas e nas galeras no Bumbódromo, a disputa de reciclagem entre os bois contabilizou um total de 1.387,36 quilos de materiais recicláveis destinados pelos torcedores. Com 706,94 quilos, a galera azulada venceu a competição pela quarta vez consecutiva, contra 680,42 quilos destinados pela galera encarnada.

Trabalho em parceria

A Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin) é a grande parceira para a realização do “Recicla, Galera”. Nesta edição, o projeto ajudou a gerar renda para 40 famílias, tanto com o auxílio na coleta de resíduos de qualidade quanto no pagamento de diárias aos envolvidos na iniciativa.

“Já estamos na nossa quarta edição, trabalhando com metas e, graças a Deus, todo ano conseguimos alcançar nossos objetivos. É um prazer fazer esse evento acontecer durante o período do festival”, ressaltou a presidente da Ascalpin, Marcivone Seixas.

Além dos envolvidos diretamente no projeto, outras frentes de trabalho também são beneficiadas na ilha. Segundo a coordenadora estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), o “Recicla, Galera” contribuiu diretamente para os bons índices do programa em 2025.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade