Festival de Parintins 2024: Espaço ‘Recicla, Galera’ conta com máquinas coletoras e se firma como centro de sustentabilidade

A terceira edição do “Recicla, Galera”, ganha tecnologia com a presença das máquinas de coleta do Projeto “Recicla Amazônia: Consciência Limpa” da Fundação Rede Amazônica (FRAM). O espaço sustentável é instalado na região central da cidade para a destinação e triagem de resíduos em tempo real, além de atividades de educação ambiental e troca de materiais recicláveis por brindes.

“A grande novidade esse ano são nossas máquinas coletoras, onde o torcedor dos dois bois podem visitar nossa tenda, trazer seus resíduos e trocar por brindes”, ressaltou a secretária executiva-adjunta de gestão ambiental da Sema, Fabrícia Arruda.

No local, o público pode acompanhar o processo de gestão de resíduos realizado pela Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin) e ainda ganhar brindes por meio de atividades interativas como Vira Roleta, Dominó, Quebra-cabeça e outras. O espaço também conta com áreas instagramáveis e atividades de educação ambiental.

“Esta ação faz parte de um esforço para integrar práticas ambientais responsáveis e a tecnologia em grandes eventos culturais. O projeto visa não apenas reduzir a quantidade de lixo descartado inadequadamente, mas também educar o público sobre a importância da reciclagem e da preservação dos recursos naturais da Amazônia.” destacou Fernando Lindoso, gestor operacional do Projeto Consciência Limpa, Recicla Amazônia.

Nos equipamentos, podem ser destinadas latinhas ou garrafas PET. O descarte de cinco ou 15 resíduos, de uma única vez, é recompensado com brindes exclusivos: cinco resíduos podem ser trocados por uma bebida do portfólio Coca-Cola Brasil, enquanto o descarte de 15 itens poderá ser trocado por um bucket, uma pochete ou um copo do seu boi.

“Além de contribuir para a limpeza e organização do festival, a iniciativa pretende envolver a comunidade local e os visitantes em atividades educativas sobre reciclagem. Nos locais de coleta você cumprindo o desafio, você já vai receber um brinde customizado com a cor do boi favorito.” destacou Eduardo Taveira, secretário da SEMA.

Ao final da competição, a pontuação das máquinas será somada à quantidade de resíduos coletados e descartados corretamente pelas Galeras Itens 19, no Bumbódromo, durante as três noites do Festival. O vencedor da disputa será conhecido no dia 1º de julho, antes da premiação geral do festival. O Espaço Sustentável ‘Recicla Galera’ funcionará até o dia 30 de junho, das 8h às 17h, na Praça da Liberdade, localizada na Rua Governador Leopoldo Neves, Centro de Parintins.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Estudo aponta que incêndios em terras indígenas cresceram 80% em 2024

A situação é crítica nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, que apresentam queimadas próximas do máximo histórico.

Leia também

Publicidade