Em meio às crescentes preocupações com o desmatamento e as queimadas na Amazônia, o projeto “Consciência Limpa”, capitaneado pela Fundação Rede Amazônica, lança uma nova campanha voltada à educação ambiental. Com o objetivo de conscientizar e engajar a população local sobre a importância de proteger a maior floresta tropical do mundo, a iniciativa busca oferecer conhecimento e ferramentas para prevenir incêndios florestais e queimadas urbanas e rurais nas cidades da região que acabam devastando vastas áreas e afetam a biodiversidade e o clima.
“Nosso objetivo é transformar a conscientização em ação, queremos que as pessoas compreendam a gravidade das queimadas e saibam como podem contribuir para evitá-las, seja por meio da redução de queimadas ilegais.”, destacou Anderson Mendes, gerente de conteúdos especiais da Fundação Rede Amazônica.
O Brasil registrou 13.489 focos de incêndio na Amazônia no primeiro semestre, o pior número em duas décadas e um aumento de 61% em comparação com o ano passado, segundo dados de satélite publicados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O especialista em campanhas do Greenpeace Brasil, Rômulo Batista, vê com especial atenção o mês de julho de 2024, que, a uma semana para o final do mês, já supera o total registrado em julho do ano passado: enquanto foram registrados 5.772 focos de calor de 01 a 31 de julho de 2023 na Amazônia, o período de 01 a 24 de julho deste já soma 6.732 focos.
“O registro de fogo até 24 de julho já superou o total observado para todo o mês de julho do ano passado. Além disso, somente nos últimos dois dias, 23 e 24, foram mais de mil focos de calor”, alerta Batista.
A campanha foca na disseminação de práticas sustentáveis e na promoção de um comportamento ambientalmente responsável e aposta no poder das redes sociais e da TV para alcançar um público mais amplo.
“Estamos no período mais seco do ano e as queimadas estão aumentando em boa parte dos estados da Amazônia, essa campanha do projeto consciência limpa visa reforçar o alerta para a população das regiões urbanas e rurais da região norte para evitar o uso do fogo para queimar lixo e limpar terrenos, sendo uma prática danosa ao meio ambiente e todos nós enfrentamos muitos problemas respiratórios no ano passado.”, destacou Anderson Mendes.
O “Consciência Limpa” também se uniu a empresas como a Tree Earth para ampliar o impacto da campanha e conscientizar a população sobre práticas corretas para evitar queimadas na região. A campanha já está disponível na programação do Amazon Sat, Rede Amazônica e nas redes sociais da Fundação Rede Amazônica.
Assista a campanha abaixo: