O painel do programa “Amazônia que Eu Quero” que tem como tema a “Bioeconomia Soluções Inovadoras: Comunidades Protagonistas em Rondônia”. O painel reunirá especialistas de diversas áreas que compartilham suas visões e experiências para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Conheça os painelistas que fazem parte do evento:
Alexis de Sousa Bastos: Centro de Estudos Rio Terra – Reforesterra
Coordenador de Projetos, realizado pelo Centro de Estudos Rioterra em parceria com a Reforest’Action, empresa francesa que desenvolve recuperação florestal em 39 países, o ReforesTerra visa reconhecer os benefícios que o produtor rural gera para a sociedade ao recuperar e proteger áreas de florestas em sua propriedade, principalmente as que estão no entorno dos cursos d´água, através de um sistema inovador de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
Joana Gomes: Ecoporé – Viveiro Cidadão
Engenheira Florestal com mestrado em Ciência Florestal e Analista Socioambiental – DA Ecoporé, o projeto em que a painelista participa é referência na região centro-sul de Rondônia na recomposição florestal de áreas desmatadas para fins de adequação ao código florestal, proteção de recursos hídricos, educação ambiental, produção sustentável, geração de conhecimento e inovação.
Hamilton Condack de Oliveira: Presidente da Cooper-reca
O RECA está na divisa entre Rondônia, Acre, Amazonas e Bolívia. Fica a 360km de Porto Velho, capital de Rondônia, e a 150 km de Rio Branco, capital do Acre. Nossa produção é enviada para todo o Brasil, sempre garantindo a qualidade dos nossos produtos. Uma cooperativa formada por mais de 300 famílias de agricultores.
Lúcia Helena de Oliveira Wadt: Chefe geral da Embrapa/RO
Primeira mulher a atuar na pesquisa de manejo florestal no Acre e liderou o projeto “Manejo florestal não-madeireiro para comunidades extrativistas da Amazônia”. Dessa iniciativa nasceu, em 2005, a Rede Kamukaia, cujo principal objetivo foi o de formar uma rede de estudos ecológicos para subsidiar recomendações de manejo por meio do monitoramento em parcelas permanentes da produção, regeneração e impacto do extrativismo da castanha, andiroba e copaibeira, em diferentes regiões da Amazônia brasileira.
O painel acontece nesta segunda-feira (05), em evento que acontecerá no auditório da FIMCA e será transmitido ao vivo pelo g1 Rondônia, a partir das 19h30 pelo horário de Porto Velho. Esses painelistas trazem consigo uma rica bagagem de conhecimentos e experiências que contribuirão para debates profundos e relevantes sobre o futuro da Amazônia, buscando soluções sustentáveis e inovadoras para a região.