Precisamos enxergar a oportunidade que está sendo dada a nós de cuidarmos mais e sermos mais gratos pela vida e pela família.
Vemos neste momento o mundo completamente unido contra um inimigo comum, mas percebemos com clareza que aquilo que aparentemente veio para nos separar está nos unindo.
É um tempo de retorno ao núcleo primeiro: a família.
Mas, embora separados fisicamente de muitas pessoas que amamos, estamos em conexão constante. Vemos nos rostos e nas palavras de pessoas estranhas que, mais do que nunca, estamos nisso juntos.
Vivemos juntos a vulnerabilidade, a ansiedade, a tristeza, o assombro, mas também aqueles momentos agradáveis e esperançosos.
E é nesse ponto que conseguimos a proeza de nos adaptarmos a coisas novas. Mas o desconhecimento disso pode trazer ansiedade para nós e para nossos filhos.
As crianças e adolescentes precisam de um antidoto contra a ansiedade e o antidoto é você, pai, professor, sua palavra, sua presença, seu calor e sabedoria. É impressionante a capacidade que estes três atores tem de trazer profundo conforto ao mundo das crianças.
As crianças precisam neste momento de tanta incerteza de ternura, brincadeiras, sono tranquilo, exercícios, entre outros. Tudo isto, sendo proporcionado pelos adultos nos quais eles se apoiam, faz com que eles se sintam próximos e amados.
Se a rotina de sua criança precisou ser mudada, tudo bem. Pode aumentar o tempo de tela e tudo bem. Pode dormir mais tarde e tudo bem. Quando vivemos em situações extremas, não temos uma fórmula pronta para lidar com isso.
O importante é cuidar um do outro
Neste momento isto significa que, aqueles que podem ficar em casa, precisam ficar em casa e aqueles que não podem, como os enfermeiros, funcionários de hospital, médicos, funcionários de supermercados, paramédicos, policiais e muitos outros, precisam que nós fiquemos em casa por eles e por suas famílias.
Nós vamos superar isso tudo e você jamais será o mesmo. Você vai valorizar mais cada momento em família, vai olhar mais para as pessoas e desenvolver o olhar de gratidão para aqueles profissionais que são os heróis deste tempo.
Vai passar. E quando passar, estaremos prontos pra viver uma vida mais leve e mais grata.
Marcya Lira
Pedagoga com experiência em coordenação e administração escolar. Atualmente Diretora Executiva da Fundação Rede Amazônica e Líder de voluntariado de ensino sobre valores bíblicos para famílias e líderes cristãos no Brasil através do Geração Futuro e Geração Elo.