Projeções de geração de empregos e oportunidades em 2022

Nesse artigo vou listar as projeções para a geração de vagas, seja para contratações diretas ou via Pessoa Jurídica (sem CLT).

A crise da Covid-19 gerou uma grande baixa na geração de novas vagas em 2020 e 2021. Nesse período, muitas empresas fecharam e outras ainda estão tentando se recuperar financeiramente. Entretanto, em 2022 a previsão de cenário é um pouco diferente, não pelo caos que pode surgir devido uma nova onda de infecções, mas sim pelo fato de que a maioria das empresas não vai mais parar, mesmo se houver proibições legais. Isso tende a ocorrer porque muitas delas sabem que não podem fechar novamente como ocorreu, principalmente, em 2020. No resumo geral, se isso vier a ocorrer (uma nova onda de infecções), haverá muitas brigas judiciais contra o fechamento de empresas.

Com essa realidade projetada para o ano de 2022, a tendência técnica é que novas vagas surjam nos mercados convencional e digital, principalmente. O convencional alimenta a geração de novas vagas tradicionais como operadores de produção, vendedores de loja e externos, assistente administrativos e técnicos para serviços específicos na indústria. O digital alimenta a geração de vagas de TI, desenvolvimento, manutenção e vendas digitais.

Nesse artigo vou listar as projeções para a geração de vagas, seja para contratações diretas ou via PJ (sem CLT).

Foto: Mohamed Hassan/Pixabay

Assistente virtual

Essa é uma nova função que surgiu depois da pandemia. O assistente virtual vem como uma tendência comportamental de profissionais quererem trabalhar em casa, sem que se desloquem para um escritório. Esse novo mundo foi descoberto e agora 5 a cada 10 profissionais alegam que não pretendem mais voltar para uma estrutura física.

O que essa função realmente faz? Tudo que se possa imaginar, retirando os trabalhos braçais como operador de produção, por exemplo, que requer a presença física. Muitos profissionais de áreas administrativas gerais e burocráticas estão se especializando nesse assunto, para assim, serem contratados para esse novo cargo.

O único risco nisso é que muitas empresas podem usar isso como forma de baratear a mão-de-obra de muitos profissionais. Exemplo: contratar um ex-gerente como assistente virtual. Se isso ocorrer de fato, poderá ser um momento muito negativo com os achatamentos salariais. Entretanto, com o surgimento dessa nova função, é muito provável que logo surja alguma categoria de classe para poder buscar a regulação dela. Assim, haverá piso salarial e definições de desvios de funções justamente para essa questão não acontecer.

Contratações interestaduais

Elas já são a realidade do momento. Se tratam de contratações de um estado para o outro. Por exemplo, um(a) amazonense sendo contratado(a) por uma empresa de Minas Gerais, sem haver a necessidade de ir para lá. Entre essas contratações se destacam funções de TI, desenvolvimento de softwares, sistemas supervisórios que podem ser comandados a distância e funções administrativas de DP, financeiro, contratuais e contábil.

Esse tipo de contratação é uma realidade daqui para frente porque muitas empresas começaram a fechar suas estruturas físicas, que são custosas, mudança a presença virtual. Sendo assim, é mais econômico e prático para o formato de trabalho. Além disso, reduz significativamente as ocorrências de atrasos causados por congestionamentos.

Vendas de produtos e serviços com o uso de robôs

As vendas automatizadas também tomarão conta dos negócios e mercado de trabalho nas próximas décadas. Se trata do uso de ferramentas de mídia digitais pagas com o foco na venda direta de produtos e serviços. É mais ou menos assim….. você está navegando num site de relacionamento social. De repente, aparece um anúncio divulgando a oferta de roupas e calçados, e logo abaixo aquele famoso “Saiba mais” ou “Compre agora”.

Com baixo custo, é uma alternativa que muitas empresas estão buscando para poderem vender sem muito esforço operacional com o envolvimento de estrutura física, corpo de funcionários e custos operacionais como luz, telefone, limpeza e similares.

Dentro desse universo, as demandas que surgem são de profissionais especialistas em vendas, publicidade e marketing. Serão os especialistas responsáveis por fazerem essa engrenagem rodar. Para isso, é necessário ter conhecimento nas plataformas que esses produtos e serviços serão divulgados, criação de anúncio para o despertar de compra e outros detalhes específicos.

Sobre o autor

Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria, Administrador de Empresas,Especializado em Negócios, Comportamento e Recursos Humanos, Comentarista de Carreira, Emprego eOportunidade dos Jornais Bom Dia Amazônia e Jornal do Amazonas 1ª Edição, CBN Amazônia, PortalAmazônia e Consultor em Avaliação/Reelaboração Curricular.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você sabe quais são as datas de fundação das capitais da Amazônia Legal?

Ao se considerar suas fundações, as capitais da Amazônia Legal apresentam desenvolvimento em anos diferentes, mas que se unem para formar a construção da região.

Leia também

Publicidade