O crescimento do home office como realidade

Nesse artigo vou falar sobre as características e funções desse novo tipo de regime de contratações.

O crescimento de contratações de profissionais com o formato de trabalho remoto já é uma realidade, não somente para áreas como tecnologia e desenvolvimento, mas também para muitas funções administrativas e comerciais.

Muitos profissionais têm sido contratados por empresas de outras cidades, sem que seja necessário estarem nela. Ou seja, é como um amazonense ser contratado por uma empresa de Goiás, trabalhando daqui. De forma surpreendente, a tendência é que esse método de contratações aumente, considerando que muitas atividades não requerem a estadia em um escritório para o desempenho.

Muitas empresas, durante o caos do Covid-19, resistiram em aplicar em novo método, entretanto, se viram forçadas a fazer. Assim, começaram a sentir alguns efeitos positivos da decisão.

Nesse artigo vou falar sobre as características e funções desse novo tipo de regime de contratações.

Foto: Pexels/Pixabay

O aumento de produtividade

É real que o aumento de produção de profissionais em home office revolucionou o mercado, principalmente, no último ano, mostrando um cenário que muitos(as) gestores(as) não conseguiam ver: a não necessidade do cumprimento de horário formal (em alguns casos) de 08 às 17h.

A área comercial, por exemplo, teve uma explosão de produção, com profissionais aumentando suas negociações e negócios fechados de 200 a 350% por cento, em média, nos mais diversos segmentos empresariais. Isso porque, com os contatos sendo feitos de forma online, é possível atender vários clientes num dia só. O que antes envolvia demanda de tempo de deslocamento, espera e aquela burocracia toda de horário, hoje é feita a distância, de forma rápida e prática. Muitos profissionais afirmam terem conversado com até 8 clientes por dia.

Estando no ambiente familiar, muitos profissionais também ficam mais relaxados, sem o estresse do dia-a-dia de trânsito, o trabalho maçante de escritório e burocrático. Esse relaxamento cria condições para a pessoa produzir mais. Entretanto, pode ter o efeito contrário, se o tempo não for gerido como se deve. O relaxamento pode se tornar tão grande a ponto de tornar a pessoa improdutiva.

As áreas com maior crescimento

É claro que muitas áreas não têm a possibilidade do trabalho remoto. A operação de uma máquina, por exemplo, é uma delas. Entretanto, as que são possíveis estão despontando os níveis de contratações remotas por todo o país. As principais sãos elas:

– Desenvolvimento de soluções tecnológicas: a área de desenvolvimento e programação está na primeira posição da lista de contratações remotas. O único fator, dentro dessas atividades, que requerem presença é no levantamento de requisitos técnicos de clientes, que pode ser feito por alguém da empresa que está na cidade de origem. Com essas informações, o(a) profissional contratado(a) consegue criar as soluções e softwares de acordo com as demandas contratadas.

– Comercial e Contas em geral: tanto o trabalho de prospecções de novos clientes quanto a gestão de clientes já atendidos são áreas que muitas demandas nesse momento. Isso ocorre porque muitas empresas estão tentando voltar ao mercado depois de estarem 02 anos praticamente paradas, com faturamento em baixa. A área de serviços é a que lidera a lista de contratações remotas para essas duas áreas.

– Produtos: o desenvolvimento de projetos/produtos também criou muitas demandas. Normalmente é um setor multidisciplinar. Logo, não possui a necessidade de pessoas em um escritório, mas sim, várias delas com múltiplos conhecimentos que possam pensar e criar novos produtos e serviços. Sem a necessidade de reuniões presenciais, as reuniões podem ser feitas a distância. Entretanto, na etapa de atividades laboratoriais de P&D, quando existentes, requer presença física.

– Produção de Comunicação, Artes e Textual: a produção de conteúdos ligados à comunicação, marketing e publicidade também está entre as áreas mais contratadas de forma remota. Normalmente, são artes elaboradas por programas internos em computadores. Sem a necessidade efetiva de presença física, acaba sendo uma alternativa para muitas empresas que querem reduzir custos com aluguel de escritório, energia, telefone e outros.

Os pontos negativos

Ao mesmo tempo que pode ser fantástico, o trabalho home office pode se tornar um tormento se houver uma das situações abaixo:

– Filho(a) pequeno(a).

– Esposo(a) que não entende que ali você está trabalhando.

– Vizinhos chamando o tempo inteiro.

– Demandas de atividades domésticas de pequeno porte.

Por isso, é fundamental que não deixemos esses fatores criarem limitações em nossas atividades. Isso requer um ótimo planejamento de tempo, espaço e regras. Mesmo estando em casa, o horário comercial é de trabalho normal, como se estivesse na empresa, e isso todos na família precisam ser conscientizados e entender.  

Sobre o autor

Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria, Administrador de Empresas, Especializado em Negócios, Comportamento e Recursos Humanos, Comentarista de Carreira, Emprego e Oportunidade dos Jornais Bom Dia Amazônia e Jornal do Amazonas 1ª Edição, CBN Amazônia, Portal Amazônia e Consultor em Avaliação/Reelaboração Curricular.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amazônia Protege: Justiça aceita pedidos do MPF e condena réu a pagar R$ 1,2 milhão por desmatamento no Pará

O Amazônia Protege é um projeto idealizado pelo MPF que pretende combater o desmatamento ilegal na floresta amazônica brasileira.

Leia também

Publicidade