As mudanças mais significativas no mercado nos últimos 10 anos

A cada dia que passa, a população fica mais estressada por vários motivos, estimulando um grande ambiente que cria demandas de novos consumos, sejam de produtos ou serviços.

A última década nos trouxe mudanças significativas, sejam elas as sociais, culturais, econômicas e de geração de empregos e oportunidades. Passamos por constantes evoluções não somente devido a evolução tecnológica, mas também de consumo, comportamento e tudo similar a isso. Quando há a mudança comportamental de cliente consumidor, cria-se uma ampla cadeia de novas demandas de mercado. Abaixo podemos entender melhor o que é isso:

A cada dia que passa, a população fica mais estressada. Isso por vários motivos: população aumentando, que gera o aumento de veículos nas ruas, que gera o estresse com mais congestionamentos, que gera maiores filas em bancos, que gera mais filas em restaurantes, que gera mais demoras em tudo ao nosso redor, estimulando um grande ambiente de estresse, o que cria demandas de novos consumos, sejam de produtos ou serviços.

Foto: Pexels/Pixabay

Nesse exemplo que citei agora, podemos identificar alguns novos consumos gerados nos últimos 10 anos, com o foco em reduzir o índice de estresse pessoal, gerando, de forma direta, muitas demandas de novas contratações:

Aumento de consumo de aplicativos de entregas delivery: evita-se novo deslocamento para outra região da cidade ou localidade, mesmo que perto.

Demandas geradas para contratações:

– Especialistas em marketing digital para o desenvolvimento e manutenção de plataformas digitais.

– Entregadores.

– Especialistas logísticos para o controle dessas entregas em larga escala.

– Desenvolvedores de sites, que antes não havia necessidade efetiva.

Aumento de consumo de produtos eletrônicos: como uma forma, de forma subconsciente, de tentar fugir da rotina estressante, as pessoas têm procurado mais tablets, videogames, televisores maiores e tantos outros.

Demandas geradas para contratações:

– Desenvolvedores de jogos.

– Desenvolvedores de estratégias de anúncios publicados em jogos gratuitos (as famosas propagandas que saltam).

– Engenheiros especialistas no desenvolvimento de novos materiais.

– Especialistas e Pesquisas de P&D.

Aumento de consumo de alimentos naturais: a última década foi o período de maior crescimento de obesos não somente em nossa região, mas em todo o país. Com isso, houve um aumento significativo de procura por produtos naturais, que não gerassem muitas calorias.

Demandas geradas para contratações:

– Nutricionistas com atuação no ramo industrial, que é um perfil extremamente raro e com grande dificuldade para achar.

– Especialistas de P&D para a necessidade de desenvolvimento de alimentos e insumos orgânicas através de produtos da natureza.

– Especialistas em produção de alimentos com menos ou sem açúcar, uma área específica, diferente da tradicional.

Aumento de consumo de motocicletas: com o aumento contínuo de combustíveis nos últimos 05 anos, muitos profissionais optaram pela venda de veículos de quatro rodas pelo de duas rodas. É uma alternativa mais econômica e rápida, se considerarmos os congestionamentos que atinge as grandes cidades.

Demandas geradas para contratações:

– Especialistas em design visual.

– Especialistas em desenvolvimento de novos materiais a serem usados na produção.

– Especialistas de ergonomia, que com o aumento do acesso populacional a informações e avanço da ciência, passou a ser uma exigência de lei e do público consumidor.

Demandas futuras

Todas as mudanças sociais formam novos modelos de mercado de tempo em tempo. Daqui a 10 anos, teremos muitas outras áreas em destaque, havendo apenas algumas que são destaques atualmente. Para os próximos há algumas áreas com tendência de crescimento. São elas:

Direito trabalhista: com o crescimento de contratações via PJ (fora da CLT), que é algo novo no mercado, muitas brechas estão sendo criadas no dia-a-dia do mercado. Algumas empresas idealizam a contratação PJ como a mesma da CLT, entretanto, a dinâmica é outra, havendo regras, por exemplo, do(a) profissional não ter que cumprir carga horária de trabalho, o que mais tem ocorrido em boa parte das contratações. Com isso, num tempo máximo de 05 anos começaremos a ter uma enxurrada de processos trabalhistas que sobrecarregarão o Poder Judiciário em todas as esferas. O aumento de contratações de advogados(as) é uma realidade, seja através de empresas, escritórios ou trabalhistas liberais (independentes).

IA – Inteligência Artificial: o crescimento do mundo artificial computadorizado também é uma realidade. Bem parecido com os filmes que vemos sobre robôs que começarão a conviver conosco, humanos, em breve começaremos a enxergar isso de perto no dia-a-dia. Pagamentos em postos de gasolina, aulas EAD, pagamentos em supermercados e lojas, são alguns dos setores que tendem a ser tomados pelas máquinas. Com isso, cria-se a necessidade de engenharia, montagem, programação e manutenções desses maquinários.

E então? Para onde vamos embarcar?

Sobre o autor

Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria, Administrador de Empresas, Especializado em Negócios, Comportamento e Recursos Humanos, Comentarista de Carreira, Emprego e Oportunidade dos Jornais Bom Dia Amazônia e Jornal do Amazonas 1ª Edição, CBN Amazônia, Portal Amazônia e Consultor em Avaliação/Reelaboração Curricular.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Plano Nacional de Mineração 2030: geologia, mineração, transformação mineral

O Brasil, salienta o Plano, é um importante produtor mundial de minérios; contudo, seu consumo per capita encontra-se entre 15% e 30% dos países que já lograram atingir níveis mais elevados de desenvolvimento.

Leia também

Publicidade