Manaus 30º • Nublado
Domingo, 24 Outubro 2021

Capital com "a maior paçoca do mundo": Descubra oito curiosidades sobre Boa Vista

f33a840844c2b5d6cf773b4be8692828
Fundada no século XIX, em 1830, pelo capitão Inácio Lopes de Magalhães, o município de Boa Vista se originou de uma das fazendas de gado localizada nos rios que fazem parte da bacia do Rio Branco, que pertencia a jurisdição da então vila  'São José da Barra do Rio Negro', atual Manaus. Capital do estado de Roraima, possui dois terços da população do estado.

Hoje o Portal Amazônia traz oito curiosidades sobre a capital Boa Vista.  Confira a seguir:

 1. Formato

Com a população estimada em 419.652 habitantes em 2020, Boa Vista possui o formato de radial, em que as principais avenidas levam à Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, onde ficam as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário estaduais. 

2. Origens

Foto: Reprodução

Diferentemente dos outros estados da região Norte que estavam envolvidos economicamente com o Ciclo da Borracha,  Boa Vista se dedicou à atividade pecuária . Na época, no século XIX, o atual estado de Roraima começou a ser explorado com a construção do Forte São Joaquim, que era uma tentativa do governo português de conter as ameaças de invasão holandesas, inglesas e espanholas.

Cerca de 30 quilômetros do forte, foi fundada em 1830 a Fazenda Boa Vista, pelo capitão cearense Inácio Lopes de Magalhães, que era ex-comandante do Forte. Um povoado começou a surgir ao redor da fazenda e em 1887, foi elevado à condição de Vila de Boa Vista do Rio Branco. 
Em 1890, através de decreto assinado pelo então governador do Amazonas, ganhou o status de município. Com a criação do Território Federal de Roraima, em 1940, a cidade foi escolhida para ser a capital.

3. População indígena

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roraima é proporcionalmente a capital com a maior população indígena do país, correspondendo a 3% da população, cerca de 8.550 habitantes se declaram indígenas. 

4. Hemisfério Norte

Boa Vista é a única capital brasileira localizada no hemisfério norte e acima da Linha do Equador. Com isso, o estado tem, em média, uma hora e meia a mais de insolação por dia do que outras regiões. Isso significa mais fotossíntese e um desenvolvimento acelerado das plantas. Nessa última fronteira agrícola do País, terras custam cerca de um décimo do valor cobrado em regiões com agricultura desenvolvida e há variedades adaptadas das principais culturas.

 5. Paçoca 

Boa Vista tem um registro que está no Guinness Book ( livro dos recordes) o selo de 'maior paçoca do mundo'. Em 2018, a paçoca de carne seca com farinha, teve 1.023 quilos, e foi distribuída no arraial Boa Vista Junino para 30 mil pessoas. 

 6. Casa mais antiga da cidade

Foto: Reprodução

Descendente do coronel Teodoro Bento Ferreira Marques Brasil, membro de uma das primeiras famílias de militares a chegar em Boa Vista, Petita Brasil é hoje dona da casa mais antiga da capital de Roraima. Construída em 1888 às margens do Rio Branco e ao lado do antigo Porto do Cimento, hoje Orla Taumanã, a casa virou Patrimônio Histórico de Boa Vista na década 1990 e mantém a estrutura, pisos e portas originais. 

7. Maior complexo de praças do Norte do Brasil 

Foto: Divulgação

Como 75 mil metros de área urbanizada, o Complexo Praça Ayrton Senna é considerado o maior do Norte do Brasil, segundo Antônio Veras, professor doutor e diretor do Instituto de Geografia da UFRR. Em sua pesquisa sobre as praças da cidade de Boa Vista, Veras conta que o complexo foi construído em 1993. 

8. Cinema

Foto: Reprodução/G1 Roraima

Um dos pontos que mais chamam a atenção de qualquer pessoa que visita Boa Vista é o cinema que fica em uma das principais avenidas da capital, a Ene Garcez. O Cine Super K, que existe há mais de 36 anos e que há pouco tempo era o único cinema da cidade, possui uma arquitetura no mínimo inusitada que deixa os turistas curiosos. Na fachada do estabelecimento, Homem-aranha, Batman, Shrek, Super Homem, personagens de Madagascar, Meu Malvado Favorito, Toy Story e Nemo estão representados em esculturas feitas com gesso, cimento e um isopor especial. 

Veja mais notícias sobre AmazôniaRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 24 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/