Manaus 30º • Nublado
Quinta, 23 Setembro 2021

Roráima x Rorâima: qual a maneira correta de falar o nome do Estado?

Se você é de Roraima, com certeza, já ouviu alguém pronunciando: Rorâima (com a sílaba tônica nasalizada). Causa estranheza, né? Isso é comum de acontecer, principalmente, se tratando de turistas, mas de acordo com o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sérgio Freire, tanto Roráima, quanto Rorâima estão corretos.

Foto: Reprodução/Portal Amazônia

Segundo Freire, as duas formas de falar Roraima estão corretas, porque quando se trata do uso da língua, a linguística substitui a noção da correção pela de adequação. Dessa forma, a pergunta que se deve fazer é: "pra quem é adequado falar Roráima? E pra quem é adequado falar Rorâima (com vogal nasal)?".

Do ponto de vista do uso do falante, tanto um quanto outro é adequado, ambos fazem parte daquilo que a sociolinguística chama de variação dialetal. A busca pela forma perfeita principalmente na oralidade, faz parte da ilusão de uma língua pura, sem variação, o que não existe. "Pode ser uma boa discussão lúdica sobre o regionalismo da língua portuguesa, que é riquíssima, mas não passa disso", destacou Freire.

Claro que existem outras palavras que sofrem do mesmo dilema. Por exemplo, a adversativa "MAS", que em Manaus falamos /MÁSH/ é pronunciada /MÃES/ no Rio Grande do Sul. Ou a palavra "ANDÁIME", que no Sudeste se pronuncia "ANDÃIME". Todas são variações regionais, logo, todas estão corretas. 

Veja mais notícias sobre CidadesRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 23 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/