Rondônia tem aumento de 88% nos alertas de desmatamento em outubro, revela Imazon

Alta acontece na comparação com o mesmo mês de 2019; foram 105 km² com sinais de desmatamento, segundo dados reunidos pelo instituto. Capital Porto Velho está no topo do ranking com maior número de alertas: 44 km² de floresta em outubro de 2020 foram destruídos.

Os alertas de desmatamento em Rondônia aumentaram 88% em outubro de 2020 na comparação com o mesmo mês em 2019. É o que revela o levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgado nesta sexta-feira (20). Na Amazônia Legal, o aumento foi de 49%: são 890 km² de floresta perdida. Os dados são medidos por um sistema do próprio instituto.

Segundo o Imazon, 105 km² foram detectados com resquícios de desmatamento em Rondônia em um único mês, contra 56 km² em outubro do ano passado.

Foto: Florian Plaucheur/AFP

O estado segue na terceira posição do ranking (com 2% do total) das regiões com mais alertas de perda de floresta, ficando atrás de Mato Grosso (55%) e Pará (38%).

A degradação florestal em Rondônia no mês de outubro também apresentou de 29% na comparação com igual período de 2019. No total, foram 53 km² de área degradada contra 41 km² em outubro do ano passado.

Os dados do Imazon apontam também que Porto Velho está no topo do ranking das cidades com maior número de alertas entre os municípios mais críticos: 44 km² de floresta foram destruídos em outubro deste ano. Na sequência da capital aparece São Félix do Xingu e Pacajá, no Pará, com 34 e 35 km² de floresta perdidos, respectivamente. 

As reservas rondonienses Rio Preto-Jacundá, Jaci Paraná também estão entre as unidades de conservação mais castigadas, com supressão florestal de 33 e 4 km² em outubro deste ano.

Como o Imazon mede o desmatamento

O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon foi criado em 2008. Ele se baseia em imagens de satélites para captar a mudança do uso do solo. Com isso, afirma o Imazon, é possível detectar desmatamentos a partir de 1 hectare, mesmo sob condição de nuvens.

O sistema de alertas do governo, chamado de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), usa imagens de satélite de 6 hectares.

As imagens são captadas e analisadas pela ferramenta de monitoramento do instituto. O Imazon afirma que, atualmente, o SAD utiliza os satélites Landsat 7 (sensor ETM+), Landsat 8 (OLI), Sentinel 1A e 1B, e Sentinel 2A e 2b (MSI) com os quais é possível detectar desmatamentos a partir de 1 hectare mesmo sob condição de nuvens.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade