Manaus 30º • Nublado
Terça, 29 Novembro 2022

Conheça a história do primeiro cinema sonoro de Porto Velho

cine-brasil2

Os primeiros registros do cinema em Rondônia foram em 1912, quando uma sala de cinema foi criada por um francês, chamado de 'O Cinema'. Em homenagem aos povos indígenas, foi rebatizado depois para 'Caripuna'.

Localizado na Avenida Sete de Setembro, no cruzamento da Avenida Presidente Dutra, os filmes eram projetados por um pequeno equipamento e funcionou até o surgimento de um segundo cinema, o Cine Theatro Phoenix, que se instalou em uma casa de diversão, na Rua da Palha, atualmente conhecida como Rua Natanael de Albuquerque, no centro de Porto Velho. 

Cine Brasil, em Porto Velho. Foto: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com a historiadora Yêdda Pinheiro Borzacov, que conta a trajetória do cinema na capital rondoniense no 'Porto Velho: Imagens Culturais', durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a cultura proletária urbana usava o cinema como lazer alternativo.

Tempos depois, em 1921, durante uma das sessões, o Cine Theatro Phoenix acabou acontecendo um incêndio que tomou conta do edifício e deixou feridos.

Após o episódio, o cinema não voltou ao mercado. Mas outro cinema foi construído, em outro endereço, o 'Cine Rosas', localizado na Travessa Henrique Dias, esquina com Rua José de Alencar.

Anúncio do Cine Catega no jornal Alto Madeira em 1940. Foto: Yêdda Borzacov/ Arquivo Pessoal

É importante lembrar que a ideia de cinemas daquela época são muito diferentes das de hoje em dia. Na época, no início da povoação da região, eram apenas salas com projetores, importados de fora do país, logo, não era toda pessoa que conseguia ter acesso ao equipamento.

Mas um marco importante ocorreu com o 'Cine Rocha', localizado na Avenida Sete de Setembro, comprado pelo libanês George Resky, que mudou o nome para Cine Catega.

Foto: Reprodução / Google Maps

Resky é lembrado como ponto chave na história do cinema local Foi no final dos anos 30, após uma reforma no 'Cine Catega', que houve uma mudança de nome e surgiu então o 'Cine Brasil', o primeiro cinema sonoro de Porto Velho, com 512 poltronas.

O Cine Brasil funcionou por seis décadas, até que devido a pirataria, teve que encerrar as atividades no dia 30 de outubro de 2007. 

No local, atualmente funciona uma loja de artigos domésticos.  

Foto: Reprodução/Wikimapia

Cinema Funcionando em Porto Velho

Resistindo ao tempo, apesar da pirataria e das facilidades da internet, o 'Cine Veneza' é o único cinema de rua que sobrevive até então, 38 anos depois da sua inauguração, localizado na Rua Joaquim Nabuco, n°. 1976, no Centro da capital rondoniense. 

*Com informações do g1 Rondônia

Foto: Reprodução / Google Maps

Veja mais notícias sobre CulturaRondônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 29 Novembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/