No Pará, a palavra está ligada ao período de defeso do caranguejo-uçá.
O mês de fevereiro deu início a um novo período de defeso do caranguejo-uçá no Pará, onde a captura dos animais fica proibida. O objetivo é preservar a espécie, garantido a procriação da mesma. O defeso no Estado acontece em épocas especificas entre 2 a 7 de fevereiro, 3 a 8 de março e 19 a 24 de março.
O termo “andada” é popular nesse período em que há reprodução dos caranguejos, pois os animais saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação dos ovos. Também pode ser conhecido como “andança”, “carnaval” ou “suatá”.
Os estabelecimentos que comercializam o caranguejo-uçá no tempo da andada precisam declarar seus estoques antes do período do defeso. Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Norte (CEPNOR/ICMBio), localizado na Rua Tancredo Neves, 2501 – Mangueirão (Belém). Para mais informações: (91) 3274-2209.
Como funciona a reprodução dos caranguejos?
No período reprodutivo, os machos e as fêmeas abrem seus abdomens e se posicionam uns em frente aos outros. Então, o macho introduz seu aparelho reprodutor no orifício genital da fêmea e acontece o cruzamento. O período de reprodução ocorre de dezembro a março, podendo ser limitado em apenas três meses.