Você sabe o que é a “andada” dos caranguejos?

No Pará, a palavra está ligada ao período de defeso do caranguejo-uçá.

O mês de fevereiro deu início a um novo período de defeso do caranguejo-uçá no Pará, onde a captura dos animais fica proibida. O objetivo é preservar a espécie, garantido a procriação da mesma. O defeso no Estado acontece em épocas especificas entre 2 a 7 de fevereiro, 3 a 8 de março e 19 a 24 de março.

O termo “andada” é popular nesse período em que há reprodução dos caranguejos, pois os animais saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação dos ovos. Também pode ser conhecido como “andança”, “carnaval” ou “suatá”.

Caranguejo-uçá. Foto: Fernando Sette/Instituto Mamiraua

Os estabelecimentos que comercializam o caranguejo-uçá no tempo da andada precisam declarar seus estoques antes do período do defeso. Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Norte (CEPNOR/ICMBio), localizado na Rua Tancredo Neves, 2501 – Mangueirão (Belém). Para mais informações: (91) 3274-2209. 

Como funciona a reprodução dos caranguejos? 

No período reprodutivo, os machos e as fêmeas abrem seus abdomens e se posicionam uns em frente aos outros. Então, o macho introduz seu aparelho reprodutor no orifício genital da fêmea e acontece o cruzamento. O período de reprodução ocorre de dezembro a março, podendo ser limitado em apenas três meses. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dia Mundial do Livro: qual obra mudou a sua vida?

Enquanto autor, considero o Dia Mundial do Livro uma data para relembrar das obras que causaram grande impacto na minha vida, que moldaram minha trajetória enquanto leitor até que me tornasse, também, um escritor.

Leia também

Publicidade