Manaus 30º • Nublado
Quinta, 08 Dezembro 2022

Caranguejo-uçá

Caranguejo-uçá. Foto: Acervo/ICMBio

O caranguejo , conhecido como caranguejo-uçá, é um dos mais importantes constituintes da fauna do ecossistema de manguezal. A espécie apresenta distribuição entre os Estados do Amapá e Santa Catarina, com maior abundância nos manguezais do Amapá. No Brasil, a cata do caranguejo-uçá é uma das atividades extrativistas mais antigas, sendo praticada por comunidades tradicionais litorâneas que vivem de sua comercialização. O conhecimento sobre a biologia e o ciclo de vida da espécie é muito importante, pois auxilia os órgãos gestores e fiscalizadores na tentativa de evitar a redução dos estoques e a diminuição no tamanho de captura desse recurso pesqueiro. 

Como diferenciar um macho e uma fêmea desta espécie? 

Na fase adulta, podem-se identificar os sexos observando algumas características externas no corpo desses animais. apresentam um alongado, estreito e com uma forma aproximadamente triangular. Afastando o abdome da região ventral, nota-se a presença de duas estruturas pontiagudas (gonopódios) que são os órgãos utilizados no acasalamento.

Os machos também apresentam grande quantidade de "pêlos" (cerdas) em suas patas locomotoras (pereiópodos). apresentam um semicircular e alargado. Afastando o abdome da região ventral, nota-se a presença de quatro pares de apêndices chamados pleópodos que servem de apoio para carregar os ovos. Suas patas locomotoras apresentam poucas cerdas.

 Como funciona a reprodução dos caranguejos?

No período reprodutivo, os machos e as fêmeas abrem seus abdomens e se posicionam uns em frente aos outros. Então, o macho introduz seu aparelho reprodutor no orifício genital da fêmea e acontece o cruzamento. 

período de reprodução ocorre de dezembro a março, podendo ser limitado em apenas 3 meses. Nessa época, os caranguejos saem das tocas para o acasalamento, e a esse fenômeno dá-se o nome de "andada'' ou  ''brincadeira''.


fonte: Embrapa

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZC.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 08 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/