Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sexta, 07 Mai 2021

UFPA divulga resultado do Processo Seletivo 2021

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou nesta quarta-feira, (14), o listão dos(as) 7.018 candidatos(as) classificados(as) no Processo Seletivo 2021 (PS 2021). Foram preenchidas mais de 95% das 7.355 vagas disponibilizadas em 196 ofertas de cursos, distribuídas em 19 municípios paraenses. Realizado no contexto da pandemia do novo coronavírus, o vestibular contou com 79.883 estudantes inscritos e homologados, o equivalente a 85% do total de candidatos(as) concorrentes no ano anterior.

CONFIRA O RESULTADO

Ao todo, 32.430 candidatos(as) não foram classificados(as) e outros(as) 40.435 foram eliminados(as) por falta ou insuficiência de pontos em uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dos(as) 7.018 classificados(as), 5.346 (76%) se inscreveram para concorrer a vagas pelo Sistema de Cotas e 1.672 (24%) concorreram apenas a vagas de ampla concorrência.

Os(As) candidatos(as) residentes no estado do Pará ocuparam 98% das vagas (6.881). As demais 137 vagas foram preenchidas por candidatos(as) oriundos(as) de outros 21 estados brasileiros, com destaque para o Amapá (35 candidatos/as), Tocantins (31) e Rondônia (22). 76.547 inscritos(as) ainda receberam bônus de 10% em sua nota no Enem por terem cursado o ensino médio integralmente em um dos estados da Região Norte.

Ao todo, 337 vagas não foram preenchidas, sendo 90 delas destinadas a Pessoas com Deficiência.

Listão virtual

Em virtude da pandemia, pela primeira vez, não houve nenhuma divulgação presencial do listão. O resultado não foi afixado nos murais dos campi, tampouco foi realizada a coletiva de imprensa de anúncio do listão. Minutos antes da liberação do listão, às 9h, foi divulgada uma mensagem do reitor da UFPA, no portal e nas redes sociais da Instituição. Em seguida, o listão foi publicado para acesso exclusivamente virtual no endereço listao.ufpa.br.

Como explicado pelo reitor em sua mensagem, a decisão por esse formato virtual de divulgação considera o preocupante cenário pandêmico vivido no estado e no Brasil. Neste momento, está vigente o bandeiramento vermelho (correspondente à condição de lockdown) em todos os campi da UFPA, considerando a grave situação sanitária no Pará. As atividades na Instituição estão sendo desenvolvidas principalmente de maneira remota, à exceção de serviços essenciais. Por isso a Universidade recomendou que os(as) vestibulandos(as) não comparecessem aos campi e evitassem a circulação e/ou aglomeração nas suas cidades.

Período de ingresso – Os(As) calouros(as) já podem conferir as informações sobre o período letivo (PL) de início das atividades acadêmicas de seus cursos. Algumas turmas já ingressarão no PL2 (com início em 24 de junho) e outras no PL3 (com início em 14 de outubro). Confira o calendário no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg). 

Veja mais notícias sobre ParáEducação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 07 Mai 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/