Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Segunda, 25 Janeiro 2021

Inscrições abertas para o Processo Seletivo 2021 da UFPA

Desde às 14h desta segunda-feira, (11), o sistema de inscrições do Processo Seletivo 2021 da Universidade Federal do Pará (PS2021 da UFPA) já está funcionando. O principal concurso para ingresso no ensino superior da UFPA, desta vez, disponibiliza 7.355 vagas em 196 ofertas de cursos sediados em 19 municípios paraenses, incluindo 196 vagas adicionais reservadas a pessoas com deficiência (PcD). As inscrições são online e podem ser feitas até as 17h do dia 5 de fevereiro. A expectativa é que cerca de 90 mil estudantes participem do concurso.


Inscrições

Pelo quarto ano consecutivo, o valor da taxa de inscrição no PS da UFPA é R$ 50. Este ano, o pagamento da taxa deve ser feito até o dia 19 de fevereiro, mas quem deseja a isenção da taxa de inscrição deve solicitar o benefício no ato da sua inscrição.

Podem solicitar a isenção estudantes que comprovem ter cursado todo o Ensino Médio ou equivalente na rede pública, ou aqueles que cursaram todo o Ensino Médio na rede privada com bolsa integral de estudos. Essa isenção no pagamento da taxa de inscrição não se confunde com o direito de concorrer a vagas de cotas específicas. A UFPA vai analisar os pedidos de isenção e o resultado deve ser divulgado a partir do dia 8 de fevereiro na página de acompanhamento de inscrição de cada candidato(a).

Regras

Para o PS2021, as principais regras continuam as mesmas de anos anteriores. O preenchimento das vagas utiliza como base os resultados obtidos pelos(as) candidatos(as) nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2020, que ocorrerão, presencialmente, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, no formato digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Os(As) estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas localizadas em um dos estados da Região Norte recebem bônus de 10% sobre o valor da nota obtida no Enem.

Não há alterações em relação ao Sistema de Cotas, observando o disposto nas Leis n. 12.711/2012 e n. 13.409/2016. Metade das vagas da instituição segue reservada para os(as) egressos(as) da rede pública de ensino. Desse percentual, 50% das vagas são destinadas a quem é oriundo de família com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, e, dessas vagas, no mínimo 78% serão direcionadas para quem se autodeclara preto, pardo ou indígena. Ainda pelo sistema de cotas da UFPA, pelo menos 7,76% das vagas serão reservadas a quem se declara pessoa com deficiência. Além disso, PcDs podem se candidatar a uma vaga extra criada pela Universidade em todos os cursos ofertados.

Em quadros do edital, os(as) candidatos(as) podem conferir com mais detalhes os grupos de inscrição e os grupos de vagas aos quais concorrerão a partir do seu perfil. Assim, será possível perceber, de maneira clara, que um(a) mesmo(a) candidato(a) concorre, em muitas ocasiões, a vagas que pertencem a mais de um grupo de cota.

O que mudou?

Embora várias regras sejam as mesmas, há diferenças no concurso deste ano em relação ao PS 2020. A primeira novidade está ligada à pandemia de Covid-19. Devido às restrições previstas para minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus, os(as) candidatos(as) inscritos(as) para os cursos de Dança e Música não farão Exame de Habilidades. O Enem será, portanto, a única prova para todos(as) os(as) candidatos(as) ao PS 2021.

Outra novidade está prevista para o "pós-Listão". A partir deste ano, quem deseja concorrer a vagas pelo sistema de cotas reservadas a pessoas que se inscrevem e se autodeclaram pretos(as) ou pardos(as) deverão se apresentar a uma Comissão de Heteroidentificação, que irá analisar se o fenótipo de cada candidato(a) confirma a autodeclaração. 

Veja mais notícias sobre ParáEducação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 25 Janeiro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/