Manaus 30º • Nublado
Sábado, 02 Julho 2022

'Qual é a sua cruz?': 79 cruzes compõem exposição no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

exposicao-cruzes-mato-grosso

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT) recebe entre os dias 13 de fevereiro e 8 de maio a exposição coletiva 'Qual é a sua cruz?'. A mostra reúne 79 cruzes elaboradas por 56 artistas do Centro-Oeste brasileiro, sob a curadoria de Daisy Estrá e organização de Gervane de Paula.

A coleção é resultado do projeto do artista Gervane de Paula, intitulado 'Sofram Comigo, vamos dividir essa cruz', que partindo de uma necessidade própria enquanto confeccionava suas próprias cruzes, convidou os demais expositores a responder plasticamente, resultando em um conjunto de estilos e narrativas variadas.

Entre os artistas expositores estão: Adir Sodré, Babu 78, Benedito Nunes, Conceição Bugres, Clovis Irigaray, Dalva de Barros, Gervane de Paula, Humberto Espindola, João Sebastião, Waldomiro de Deus, Paulo Pires, entre outros nomes das artes plásticas da região.

Gervane de Paula, homenagem a Wladimir Dias Pino, 2016. Foto: Marcelino Eloy Delminio

"Trata-se de uma oportunidade rara, já que não são obras de acervos públicos e sim particular. Vê-las depende de proprietários altruístas, que ao dispô-las, compartilham com o público a riqueza da cultura brasileira. A coleção constrói uma narrativa imagética que acaba sendo sintética de uma das regiões mais ricas culturalmente do Brasil", afirma Daisy Estrá.

As temáticas abordam fenômenos transitórios da realidade cotidiana sobre cruzes de madeira trabalhadas com cores quentes e fortes, entremeadas por materiais inusitados como chifres, couro de boi, casco e ossos de animais, pedras, cerâmica, lata, borracha, tecido, plástico e tantos outros materiais, que formam uma complexa rede que exprime o universo simbólico de cada artista. 

Veja o catálogo virtual:

A exposição 'Qual é a sua cruz?' se propõe a apresentar ao visitante o Centro-Oeste brasileiro de forma poética. "Não há no projeto uma linha estética engessada e pode-se ver produções mais acadêmicas até arte urbana altamente contestadora e politizada. O que as une no conjunto é a criação de uma espécie de RG artístico da região em que atuam, trazendo nomes de gerações distintas para conversar com a contemporaneidade", finaliza Daisy Estrá.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso está localizado no prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição, ao lado da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, em Cuiabá. 

Veja mais notícias sobre Mato Grosso.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 02 Julho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/