Projeto no Mato Grosso incentiva negócios criativos com mentorias e workshops

Desde outubro do ano passado, 27 projetos e negócios criativos receberam formação em temas como ‘Comportamento Empreendedor’ e ‘Economia Criativa’ por meio do edital Move_MT.

Diversas iniciativas do segmento da economia criativa em Mato Grosso estão percorrendo uma jornada de aprendizados em busca da criação de negócios rentáveis e sustentáveis. Desde outubro do ano passado, 27 projetos e negócios criativos receberam formação por meio do edital Move_MT.

Essa é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com o Laboratório de Inovação Social do Oi Futuro (Labora). Até agora, os responsáveis pelos projetos selecionados participaram de reuniões de diagnóstico, workshops coletivos e receberam atendimentos individualizados em mentorias quinzenais nas áreas de gestão e tecnologia.

O encerramento das atividades será em abril deste ano, totalizando seis meses e cerca de 2,5 mil horas de capacitação. Para a idealizadora do projeto Potências Negras Criativas, Silviane Ramos, a participação no Move_MT fez mover, literalmente, novas possibilidades para o negócio crescer.

“Somos a primeira incubadora de negócios criativos negros em Mato Grosso e participar dos workshops e mentorias trouxe um grande avanço para nos reconhecermos e fortalecermos as nossas ações. Conseguimos pensar melhor o nosso negócio, enxergar o público a ser atendido, definir a plataforma de divulgação ideal e movimentar outros negócios de pessoas pretas. O Move impulsionou ainda mais as nossas potencialidades”, afirma Silviane.

Foto: Reprodução/Governo de MT

Os workshops realizados abordaram temas sobre Comportamento Empreendedor, Economia Criativa, Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Ferramentas de Prototipagem Digital. Em março, a programação inclui o workshop de Captação de Recursos.

Além dos cursos coletivos e das mentorias individuais, foram ainda ofertados encontros chamados de ‘Café com Líderes’, em que fundadores ou representantes de outras iniciativas de sucesso compartilham experiências de suas atividades. Em fevereiro. o encontro contou com um especialista em redes sociais.

Os participantes passarão também por formação em ‘Pitch’, uma técnica de apresentação verbal concisa para despertar interesse e vender a ideia do negócio ou projeto desenvolvido. Com o aprendizado, cada empreendedor vai ressaltar os aspectos mais importantes do seu negócio à banca final do Move_MT, que fará o papel de investidor.

Foto: Reprodução/Governo de MT

De Alta Floresta, Bruno Pitarello – ou Bruno do Mato, como é mais conhecido -, já amadureceu várias etapas de implementação do seu negócio desde que foi selecionado no edital. Idealizador do ‘Ponto AgroEcológico Dente-de-Leão’, ele dispõe de um espaço de soluções sustentáveis, oferecendo oficinas, turismo e hospedagem vinculadas a vivências agroecológicas.

“Não tenho nem palavras para descrever o Move, está sendo melhor do que eu esperava. Participo de forma bem assídua de todas as atividades e isso está ajudando bastante na gestão e na organização do Dente-de-Leão. Agradeço muito à Secel e ao Oi Futuro por essa oportunidade”, expressa o empreendedor. 

Foto: Reprodução/Governo de MT

Move_MT

Dividido em duas etapas, o projeto é voltado para aceleração de projetos criativos, de inovação ou de impacto sociocultural em Mato Grosso. A primeira fase ofertou workshops gratuitos sobre inovação, modelagem de negócios inovadores, ferramentas de tecnologia para negócios digitais e técnicas de Pitch. Com 200 vagas por curso de 3 horas cada um, as atividades movimentaram artistas, produtores culturais e empreendedores da economia criativa de todo o Estado.

Na segunda etapa, o projeto selecionou, por meio de edital, iniciativas de vários municípios mato-grossenses para participação no ciclo de seis meses de aceleração com capacitações que visam amadurecer os processos de gestão e embarcar tecnologia no modelo de atuação. Todas as atividades são gratuitas e realizadas em ambiente virtual, por meio de plataforma de videoconferência.

Cada iniciativa selecionada no edital recebeu uma ajuda de custo como prêmio pela participação. Serão ainda distribuídos R$ 170 mil reais em recursos aos empreendedores que obtiverem o melhor desempenho ao longo do ciclo de aceleração e durante a apresentação do Pitch. O objetivo é que as premiações impulsionem a evolução dos negócios e projetos.

As experiências e aprendizados de toda a jornada serão registrados em um e-book do projeto, que será publicado e disponibilizado gratuitamente pelo Oi Futuro e Secel-MT.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade