São Luís: há mais duas décadas cidade é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade; FOTOS

O título foi concedido em 6 de dezembro de 1997 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A capital do Estado do Maranhão, São Luís, faz parte de um grupo de sítios arqueológicos seleto no mundo, por conta de seus casarões coloniais e sua importância histórica preservada. Foi fundada em 8 de setembro de 1612, quando uma expedição francesa comandada pelo tenente-general francês Daniel de La Touche (Senhor de La Ravardière), juntamente com o apoio da rainha regente Maria de Médicis, reuniu-se para criar a “França Equinocial”, que ficaria na região dos trópicos.

Em 1621, o Brasil foi dividido em duas unidades administrativas chamadas de ‘Estado do Maranhão’ e ‘Estado do Brasil’. São Luís foi a capital da primeira unidade administrativa. A cidade é a única do país fundada por franceses e que, posteriormente, teve domínio português em 1615. 

Por conta de toda sua história e características, a capital maranhense (Estado que faz parte da Amazônia Legal) foi eleita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como Patrimônio Mundial da Humanidade, tendo como uma das principais atrações o centro histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1974. Título que foi concedido em 6 de dezembro de 1997 em Nápoles (Itália), há 25 anos.

Foto: Reprodução/Turismo São Luís

O centro histórico é formado por cerca de 1000 edificações, além de ruas, calçadas de pedras, fachadas azulejadas e casarões com características coloniais mantidas. São Luís, inclusive, tem a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a capital possui uma população estimada em 1.115.932 habitantes, sendo o município mais populoso do Estado e o quarto da Região Nordeste, com uma área de 831,7 km².

São Luís pertence à Ilha chamada Upaon-Açu, com uma área de 1.410,015 km². que faz parte do Arquipélago do Golfão Maranhense. O nome Upaon-Açu foi dado pelos Tremembés (Tupi-Guarani) e significa “ilha grande”. Além disso, também foi chamada de ilha de São Luís.

As características gerais da cidade são remanescentes do século XVIII e XIX, época em que o Estado do Maranhão teve participação na produção econômica do Brasil, sendo um dos grandes exportadores de arroz, algodão e matérias-primas regionais. 

São Luís foi considerada a quarta cidade mais próspera do Brasil, devido a isso, ficando atrás de Salvador, Recife e Rio de Janeiro. Sobre o reconhecimento dado pela Unesco, o Iphan informa:

“Foi reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, em 1997, por aportar o testemunho de uma tradição cultural rica e diversificada, além de constituir um excepcional exemplo de cidade colonial portuguesa, com traçado preservado e conjunto arquitetônico representativo. Por se tratar de uma cidade histórica viva, pela sua própria natureza de capital, São Luís se expandiu, preservando a malha urbana do século XVII e seu conjunto arquitetônico original. Em toda a cidade, são cerca de quatro mil imóveis tombados: solares, sobrados, casas térreas e edificações com até quatro pavimentos”.

IPHAN

Outras tradições culturais contribuem para o título ser mantido, como o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o Tambor de Crioula e Bumba meu Boi.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade