Manaus 30º • Nublado
Sexta, 17 Setembro 2021

Confira 14 curiosidades sobre o Círio de Nazaré

cirio-capa

A origem do Círio de Nazaré, festividade religiosa que acontece em Belém (PA), está envoltaem lendas e mitos, que entram em choque com fatos históricos.

De acordo com a história, por volta de 1700, um caboclo chamado Plácido José dos Santos, caminhava pela mata da estrada do Utinga, atualmente, Avenida Nazaré. Levado pela sede, acabou descobrindo entre pedras cobertas de trepadeiras, às margens do igarapé Murutucu uma espécie de nicho natural com uma pequena imagem da Virgem de Nazaré (a imagem, hoje tida como a original, tem 38.5 cm de altura).

Foto: Divulgação

Encantado, o caboclo levou a imagem para casa e, no dia seguinte, ao acordar, viu que havia desaparecido. Assustado, correu até o local onde a encontrara e percebeu que a imagem havia "voltado" para o mesmo lugar. O fenômeno se repetiu várias vezes, até que o governador da época mandou que a imagem fosse levada para a capela do Palácio do Governo, onde ficou guardada pelos saldados.

Mesmo sob intensa segurança, no dia seguinte,a santa foi de novo encontrada sob às margens do igarapé.Plácido resolveu construir uma ermida para abrigar a Santa. A notícia do milagre se espalhou e, a cada ano, o número de pessoas que visitava a santa milagrosa só crescia.

Em 1973, quando o bispo do Pará, Dom João Evangelista, oficializou a devoção, colocando Belém sob a proteção de Nossa Senhora de Nazaré.

Para homenagear o Círio de Nazaré, o Portal Amazônia preparou uma lista com curiosidades a respeito do evento religioso, que acontece no mês de outubro em Belém. Confira: 

Veja mais notícias sobre Pará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/