Terremoto no Peru: país é um dos mais afetados por tremores de terra na Amazônia Internacional

Dados do Serviço Geológico dos EUA (USGS) mostram que o Peru é um dos mais afetados por terremotos considerados significativos.

Um terremoto de 7,2 de magnitude atingiu a região de Puno, no Peru, nesta quinta-feira (26). O estremecimento foi sentido em outras regiões da Amazônia Internacional, como o Equador, e inclusive em Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), no Brasil. O Serviço Geológico dos EUA (USGS) confirmou o tremor. A região de Puno fica próximo da fronteira com a Bolívia e o terremoto ocorreu a uma profundidade de 217,8 km.

Os terremotos são abalos sísmicos que acontecem nas placas tectônicas, cujas movimentações provocam tremores na superfície da Terra. Segundo o Geofísico Marcos Ferreira, a região amazônica apresenta duas principais fontes de terremotos: a subdução da placa de Nazca sob a Placa Sul-Americana na fronteira do Brasil (região do Acre) com o Peru; e terremotos ocasionados por deslocamentos de falhas geológicas e acomodações das mesmas na parte interna da placa tectônica Sul-Americana.

O Peru é um dos países da Amazônia Internacional que mais são afetados pelos tremores de terra de acordo com os registros do USGS. O Portal Amazônia listou os terremotos considerados significantes na região em 2021 e 2022. Confira:

Foto: Reprodução/Serviço Geológico dos Estados Unidos

2021

31 de janeiro – Lethem, Guiana
Magnitude 5.5
Profundidade de 5.2 km

23 de junho – Mala, Peru
Magnitude 5.9
Profundidade de 50.1 km

30 de julho – Sullana, Peru
Magnitude 6.2
Profundidade de 34.0 km

28 de novembro – Barranca, Peru
Magnitude 7.5
Profundidade 126.0 km

2022

7 de janeiro – Cocachacra, Peru
Magnitude 5.6
Profundidade de 95.8 km

3 de fevereiro – Barranca, Peru
Magnitude 6.5
Profundidade de 110.0 km

12 de maio – próximo à costa do Peru
Magnitude 5.4
Profundidade de 55.9 km

26 de maio – região de Puno, Peru
Magnitude 7.2
Profundidade de 217.8 km

O que torna um terremoto “significativo”?

Os eventos listados pelo serviço norte-americano considerados “significativos” são determinados por uma combinação de magnitude, número de respostas ‘Você Sentiu’ – quando a população contribui informando os locais onde o tremor foi sentido – e nível de alerta do PAGER, sistema que fornece estimativas de impacto de fatalidade e perda econômica após terremotos em todo o mundo (classificado por grau de impacto).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade