Portal Amazônia responde: onde fica o ‘meio’ da Amazônia?

Com mais de 7 milhões de quilômetros quadrados, a Amazônia Internacional abrange nove países. Mas o coração da Amazônia fica localizado dentro da área brasileira, há 545 quilômetros da capital do Amazonas.

Quando paramos para pensar sobre a imensidão da Amazônia, você talvez já tenha se perguntado onde exatamente fica o “meio” dela. Com mais de 7 milhões km², a Amazônia abrange nove países: Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador e a maior parte no Brasil. No território brasileiro é considerada um dos seis grandes biomas.

Por conta de sua extensão e relevância internacional, sempre ouvimos a expressão “coração da Amazônia” quando se trata das curiosidades desse bioma, mas você saberia dizer onde exatamente fica localizado?

Foto: Freepik

Localizado há cerca de 545 quilômetros de Manaus, o “meio” da Amazônia fica no município de Tefé, considerada a maior cidade populacional na região do Médio Solimões, com 59.250 pessoas morando no município.

Geograficamente falando, Tefé está localizado no meio da Amazônia Internacional, localizado a ‘meio caminho’ entre a capital do Amazonas, Manaus, e a Colômbia. A cidade tem forte influência econômica sobre outros municípios amazonenses: Alvarães, Uarini, Fonte Boa, Maraã, Jutaí, Carauari, Eirunepé, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá e Tabatinga.

Com uma área territorial de 23.692,223 km², o lugar era dividido entre os povos Nuruaques, Cauixanas, Jumanas, Passés, Uainumas, Catuquinas, Jamamadis, Pamanas, Juris, Jurimaguas, Tupebas ou Tupibàs, antes da invasão europeia. 

Espanhóis e portugueses disputaram o território em batalhas entre si e contra os habitantes tradicionais entre os séculos XVII e XVIII, até que com apoio do jesuíta Samuel Fritz, no fim do século XVII, várias aldeias foram fundadas e Tefé foi uma delas. 

Fritz estava realmente convencido de que aquela região pertencia à Espanha. O território era maior do que considerado hoje, com uma extensão maior que 500.000 quilômetros quadrados. No dia 15 de junho de 1855, Tefé foi elevada à categoria de cidade na então Província do Amazonas.

Foto: Divulgação

Próximo ao município, estão localizadas duas das maiores Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Brasil: Mamirauá e Amanã, que são responsáveis por cuidar de mais de 3 milhões de hectares de florestas amazônicas.

Tefé está inserida no corredor turístico do Rio Amazonas, com conexões internacionais, que envolvem cidades da Colômbia como Letícia, Bogotá e Iquitos, além de cidades que envolvem a Amazônia peruana, sendo destinos que atraem milhares de turistas o ano todo em cidades como Macchupichu (Cuzco) e para o Caribe.

Para chegar em Tefé, existem duas formas: aérea e fluvial. Atualmente duas companhias aéreas atendem a cidade, Azul Linhas Aéreas e MAP Linhas Aéreas, com tempo de voo entre 50 minutos a 1h20 , dependendo da aeronave.

Para quem deseja ir via fluvial, as opções são de lancha rápida, com a duração da viagem de 12 a 13 horas e o barco regional, que são grandes barcos de estilo amazônico, medindo em média 40 a 50 metros de comprimento com dois à três andares, oferecendo dois tipos de acomodações: em redes de dormir (o passageiro deve possuir uma rede e é oferecido o local para acomodá-la junto com os demais passageiros) ou em camarotes (quartos que possuem beliche, ar condicionado e banheiro). O tempo de trajeto de Tefé para Manaus ou vice-versa, é de 36 horas aproximadamente.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade