Manaus 30º • Nublado
Quarta, 18 Mai 2022

Portal Amazônia responde: onde fica o 'meio' da Amazônia?

Quando paramos para pensar sobre a imensidão da Amazônia, você talvez já tenha se perguntado onde exatamente fica o "meio" dela. Com mais de 7 milhões km², a Amazônia abrange nove países: Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador e a maior parte no Brasil. No território brasileiro é considerada um dos seis grandes biomas.

Por conta de sua extensão e relevância internacional, sempre ouvimos a expressão "coração da Amazônia" quando se trata das curiosidades desse bioma, mas você saberia dizer onde exatamente fica localizado?

Foto: Freepik

Localizado há cerca de 545 quilômetros de Manaus, o "meio" da Amazônia fica no município de Tefé, considerada a maior cidade populacional na região do Médio Solimões, com 59.250 pessoas morando no município.

Geograficamente falando, Tefé está localizado no meio da Amazônia Internacional, localizado a 'meio caminho' entre a capital do Amazonas, Manaus, e a Colômbia. A cidade tem forte influência econômica sobre outros municípios amazonenses: Alvarães, Uarini, Fonte Boa, Maraã, Jutaí, Carauari, Eirunepé, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá e Tabatinga.

Com uma área territorial de 23.692,223 km², o lugar era dividido entre os povos Nuruaques, Cauixanas, Jumanas, Passés, Uainumas, Catuquinas, Jamamadis, Pamanas, Juris, Jurimaguas, Tupebas ou Tupibàs, antes da invasão europeia. 

Espanhóis e portugueses disputaram o território em batalhas entre si e contra os habitantes tradicionais entre os séculos XVII e XVIII, até que com apoio do jesuíta Samuel Fritz, no fim do século XVII, várias aldeias foram fundadas e Tefé foi uma delas. 

Fritz estava realmente convencido de que aquela região pertencia à Espanha. O território era maior do que considerado hoje, com uma extensão maior que 500.000 quilômetros quadrados. No dia 15 de junho de 1855, Tefé foi elevada à categoria de cidade na então Província do Amazonas.

Foto: Divulgação

Próximo ao município, estão localizadas duas das maiores Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Brasil: Mamirauá e Amanã, que são responsáveis por cuidar de mais de 3 milhões de hectares de florestas amazônicas.

Tefé está inserida no corredor turístico do Rio Amazonas, com conexões internacionais, que envolvem cidades da Colômbia como Letícia, Bogotá e Iquitos, além de cidades que envolvem a Amazônia peruana, sendo destinos que atraem milhares de turistas o ano todo em cidades como Macchupichu (Cuzco) e para o Caribe.

Para chegar em Tefé, existem duas formas: aérea e fluvial. Atualmente duas companhias aéreas atendem a cidade, Azul Linhas Aéreas e MAP Linhas Aéreas, com tempo de voo entre 50 minutos a 1h20 , dependendo da aeronave.

Para quem deseja ir via fluvial, as opções são de lancha rápida, com a duração da viagem de 12 a 13 horas e o barco regional, que são grandes barcos de estilo amazônico, medindo em média 40 a 50 metros de comprimento com dois à três andares, oferecendo dois tipos de acomodações: em redes de dormir (o passageiro deve possuir uma rede e é oferecido o local para acomodá-la junto com os demais passageiros) ou em camarotes (quartos que possuem beliche, ar condicionado e banheiro). O tempo de trajeto de Tefé para Manaus ou vice-versa, é de 36 horas aproximadamente.


Veja mais notícias sobre AmazôniaAmazônia Internacional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 18 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/