Manaus 30º • Nublado
Sábado, 25 Junho 2022

Asteroide explode no céu do Amazonas; assista ao vídeo

Asteroide explode no céu do Amazonas; assista ao vídeo

No último domingo (03), moradores da cidade de Tefé se surpreenderam com a explosão de um pequeno asteroide. As informações são da NASA e da BRAMON, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, que receberam relatos de uma grande bola de fogo vista na região central do Estado.

De acordo com  dados da NASA, o asteroide atingiu a atmosfera a 71 mil km/h, com energia equivalente a 95 toneladas de dinamite. Isso equivale ao impacto de um asteroide com cerca de 1 metro e 2 toneladas de massa.

Apesar de ser um evento bastante energético, impactos desta magnitude não representam risco algum para a população em solo. Graças à nossa atmosfera, asteroides desse tamanho são, em grande parte, vaporizados bem acima do solo. Os fragmentos que eventualmente resistem à passagem atmosférica, chegam ao solo inofensivos, com tamanho e velocidade bem reduzidas.O evento foi intenso e gerou um grande flash de luz e foi percebido até mesmo pelo satélite GOES-16, a 32 mil km de altitude. O GOES-16 possui um sistema de mapeamento de relâmpagos, que detecta os flashes gerados por eles durante as tempestades. Eventualmente ele também detecta os flashes causados pela passagem atmosférica de pequenos asteroides, como foi o caso deste impacto observado no Amazonas. 

Foto: Reprodução / NOAA / NASA

O fenômeno foi registrado e publicado nas redes sociais, onde relataram a passagem de um meteoro muito luminoso. Uma das postagens, feitas pelo "Portal do Maninho", inclui vídeos registrados em câmeras de vigilância na cidade de Tefé. Entretanto, um dos vídeos, do post, não se refere ao evento deste domingo, e sim ao superbólido que iluminou a noite do Rio Grande do Sul em 2020.  

Confira o vídeo:

...

Cerca de 8% dos meteoritos que caíram no Brasil foram na Amazônia - Portal Amazônia

Na Amazônia, o clima quente e úmido acaba acelerando o processo de intemperismo (desgaste e desintegração dos meteoritos), e as grandes áreas de floresta também 
...

O dia em que choveu fogo no céu da Amazônia - Portal Amazônia

Chuva de meteoros atingiu a região do rio Curuçá, no Vale do Javari, em 13 de agosto de 1930

Veja mais notícias sobre Amazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 25 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/