Manaus 30º • Nublado
Quarta, 17 Agosto 2022

O que aconteceu com o avião DC-3 próximo a Salto Angel na Venezuela?

A carcaça de um avião deteriorado e esquecido. Parece início de história de filme, mas na Venezuela, próximo à maior cachoeira do mundo - Salto Angel, existe uma aeronave nessas condições e com muitas histórias sobre como foi parar ali.

O site norte-americano Aviation Safety Network especifica a situação da aeronave. De acordo com as informações do site, o avião modelo Douglas C-47-DL (DC-3), foi encontrado em maio de 1965 e teria sido operado pela Linha Expressa Bolívar (LEBCA). Seu cadastro consta como um YV-C-LBO MSN-9061, com o primeiro voo em 1943. Não há registro de onde teria partido nem seu destino ou o que realmente ocorreu para o que consideram ser resultado de um pouso forçado.

Foto: Gildo Júnior/Bora de Trip

Outra versão consta no site do fotógrafo Ruud Leeuw, dos Países Baixos, que resume a busca de Alexandre Avrane, do site especializado Aerotransport Data Base. De acordo com o registro, Alexandre teria descrito como passou muito tempo em busca de informações sobre o aparente acidente, mas não conseguiu desvendar o caso. "Não teve nenhuma vítima e pode não ter sido relatado às autoridades, então possivelmente não foi um voo comercial..?", questiona.

Na busca por perdas de aeronaves com voos privados apenas dois resultados possíveis foram encontrados: YV-T-JTA MSN-13651 (cancelado em 1969) e YV-T-MTH MSN-19193 (cancelado em dezembro de 1968).

O relato ainda estaria ligado ao site do físico norte-americano aposentado que também escreveu artigos sobre aviação, Joe Baugher, mas o endereço online já não funciona (https://home.att.net/~jbaugher/1942_2.html).

Foto: Gildo Júnior/Bora de Trip

O colunista de turismo no Portal Amazônia, Gildo Júnior (Bora de Trip), fotografou o avião durante uma expedição para Salto Angel. Ele conta que as informações repassadas pelos guias sobre o avião é "que fez um pouso forçado na década de 50, que teve falha em um dos motores e, desde então está ali, ainda com a carcaça bem conservada mesmo depois de tanto tempo".

O avião está localizado na área onde ficam os tepuys Los Testigo, no Parque Nacional Canaima, na Amazônia venezuelana. Os tepuys ou tepuis são um tipo de monte em formato de mesa bastante característico do planalto das Guianas, tal como o Monte Roraima.

Por conta disso, o avião acabou se tornando uma verdadeira atração turística para quem faz trekking e passeios turísticos pela região à caminho de Salto Angel. E instiga muitos sobre qual seria sua real história.

O casal do canal no Youtube Dos Locos De Viaje, que estava no mesmo grupo de Gildo, registrou a história contada pelos guias (ative a legenda em português):

E aí? Você sabe o que aconteceu com o este avião?


Veja mais notícias sobre TurismoAmazônia Internacional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 17 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/