Manaus 30º • Nublado
Domingo, 03 Março 2024

Nova espécie de rã é descoberta na Amazônia peruana

Foto: Reprodução/Agência Andina

Uma nova espécie de rã, chamada Scinax ushiniauae, foi descoberta por especialistas do Instituto de Investigaciones de la Amazonía Peruana (IIAP), uma entidade do Ministério do Meio Ambiente (Minam) do Peru, nas proximidades das localidades de Jenaro Herrera e Río Blanco, na bacia do rio Ucayali.

Esta espécie se diferencia das outras pelo seu tamanho, padrões de cor e características em seu canto, embora compartilhe semelhanças morfológicas com a espécie Scinax strussmannae

Ela habita florestas de terra firme e de areia branca. Os machos foram observados vocalizando em vegetação próxima a poças de chuva, comportamento típico do gênero Scinax.

Foto: Reprodução/Agência Andina

Os trabalhos de campo para essa descoberta foram realizados entre 2017 e 2018 em duas áreas da Amazônia peruana. As amostras morfológicas e acústicas respaldam sua classificação como uma espécie distinta. Além disso, espécimes foram depositadas em coleções de anfíbios e répteis no Peru, Argentina e Brasil.

Sua denominação como Scinax ushiniauae é uma homenagem à professora universitária recentemente aposentada Meri del Pilar Ushiñahua Álvarez, formadora de várias gerações de biólogos na Universidade Nacional da Amazônia Peruana em Iquitos.

Foto: Reprodução/Agência Andina
A equipe de cientistas em anfíbios e répteis do IIAP foi liderada por Giuseppe Gagliardi, pesquisador da mencionada entidade setorial. O texto completo do estudo pode ser encontrado em: https://mapress.com/zt/article/view/zootaxa.5406.3.1

Essa descoberta significativa está inserida nas ações de pesquisa e conservação dos ecossistemas amazônicos para inventariar e preservar sua biodiversidade. 

Veja mais notícias sobre Amazônia Internacional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 03 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/