Manaus 30º • Nublado
Domingo, 21 Abril 2024

Galo-das-rochas-peruano: conheça a encantadora ave nacional do Peru

Félix Uribe from Rionegro, Antioquia, Colombia, CC BY-SA 2.0 , via Wikimedia Commons

O galo-das-rochas-peruano, também conhecido como galo-da-serra-andino, é considerado um animal de beleza ímpar, mesmo diante de tantas espécies que tem a floresta amazônica como habitat natural. Essa exuberância surge por conta da coloração de sua plumagem, que varia entre intensidades de vermelho e preto, e de sua impressionante "crina", o que lhe rende o apelido de "galo".

Assim, a notoriedade desta ave não passa despercebida, sendo considerada a ave nacional do Peru, justamente por conta de suas características únicas. Estes fatores, somados ao fato de que esta espécie costuma viver em regiões de grande altitude, e em cavernas rochosas, atraem a atenção de diversos observadores de pássaros e ornitólogos (pesquisadores de aves).

Segundo informações presentes no livro 'Enciclopédia da vida selvagem', de Maurice Burton e Robert Burton, essa característica do animal está mais associada aos indivíduos do sexo masculino, que possuem traços mais marcantes para atraírem fêmeas, realizando 'cortejos' e demonstrações de força - conhecidos como 'lek'.

Foto: Bill Bounton/ Imagem cortada e comprimida da versão original
Diferente dos machos, as fêmeas desta espécie costumam ter coloração amarronzada e asas escuras. À diferença externa entre membros de uma mesma espécie se dá o nome dimorfismo sexual, segundo informações Instituto Nacional da Mata Atlântica.

Durante as "apresentações" das espécies masculinas, segundo o livro, "estas espécies são tão incomuns aos olhos humanos que a primeira vista chega a ser difícil acreditar que realmente sejam pássaros".

As atividades destes pássaros também são divididas conforme o gênero. Enquanto o macho se concentra nas atividades de 'lek' e na proteção territorial, as fêmeas são responsáveis pelas atividades nas áreas montanhosas escolhidas para a construção dos ninhos.

"Primo" brasileiro 

O gênero dos galos-da-serra-andino (Rupicola peruvianus) têm apenas outra espécie conhecida, o galo-de-serra-do-pará (Rupicola rupicola). O primeiro é encontrado nos Andes, do sul da Venezuela até a Bolívia, enquanto o segundo ocupa o leste dos Andes e o norte do Rio Amazonas. 

Saiba mais sobre o galo-da-serra-do-pará:

*Estagiário sob supervisão de Clarissa Bacellar

Veja mais notícias sobre Amazônia Internacional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 22 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/