A Comissão aprovou a proposta do Peru formulada como ‘Práticas e significados associados à preparação e consumo do ceviche, expressão da cozinha tradicional peruana’.
O ceviche peruano foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), na 18ª reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, na cidade de Kasane, no norte do Botswana, em África, no início de dezembro.
A Comissão aprovou a proposta do Peru formulada como ‘Práticas e significados associados à preparação e consumo do ceviche, expressão da cozinha tradicional peruana’.
A notícia foi confirmada e comemorada pelo Ministério da Cultura peruano através de sua conta oficial no Facebook e na rede X (antigo Twitter), e também pelo Ministério do Comércio Exterior e Turismo (Mincetur).
A candidatura é um dos 55 pedidos de inscrição na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade que estão a ser analisados pelo Comitê no país africano.
Tradição e integridade cultural
Entre os argumentos apresentados pelo Peru perante a UNESCO para apoiar a nomeação do ceviche como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade refere-se ao fato de que “as práticas e técnicas associadas ao preparo e consumo do ceviche” são uma expressão da culinária tradicional peruana, que valoriza o conhecimento e o trabalho realizado pelas comunidades para manter, transmitir e salvaguardar as suas diversas tradições culturais; neste caso, das pessoas ligadas à preparação do prato de bandeira peruana.
O documento também destaca a importância da culinária como fator de coesão social e reconhecimento mútuo entre os peruanos, proporciona a oportunidade de tornar visível a contribuição à alimentação e ao trabalho de pescadores, aquicultores, produtores agrícolas e cozinheiros tradicionais de todo o mundo, bem como promove o cuidado e a sustentabilidade dos recursos que são fundamentais e tornam a cozinha tradicional peruana tão diversificada.
Nesse sentido, destaca que a preparação do ceviche envolve múltiplos grupos culturais, entre os quais se destacam as famílias dos mais de 88 mil pescadores artesanais do litoral, que preservam o conhecimento da pesca e também do preparo do ceviche como prato de comemoração diária e consumo festivo.
Adaptações
É uma iguaria que consiste em carnes marinadas – frutos do mar, peixes ou ambos – com molho cítrico das quais existem diferentes versões que integram a cultura culinária de vários países latino-americanos do Oceano Pacífico.
No Peru, o ceviche é considerado prato carro-chefe. Embora seja um prato ligado ao litoral, o ceviche é preparado em todos os departamentos do Peru com variantes regionais e ingredientes locais.
Confira versões amazônicas do prato: