Ceviche: prato de origem peruana é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

A Comissão aprovou a proposta do Peru formulada como ‘Práticas e significados associados à preparação e consumo do ceviche, expressão da cozinha tradicional peruana’.

O ceviche peruano foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), na 18ª reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, na cidade de Kasane, no norte do Botswana, em África, no início de dezembro.

A Comissão aprovou a proposta do Peru formulada como ‘Práticas e significados associados à preparação e consumo do ceviche, expressão da cozinha tradicional peruana’.

A notícia foi confirmada e comemorada pelo Ministério da Cultura peruano através de sua conta oficial no Facebook e na rede X (antigo Twitter), e também pelo Ministério do Comércio Exterior e Turismo (Mincetur).

A candidatura é um dos 55 pedidos de inscrição na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade que estão a ser analisados pelo Comitê no país africano.

Foto: Aldana Malpartida/Pixabay

Tradição e integridade cultural 

Entre os argumentos apresentados pelo Peru perante a UNESCO para apoiar a nomeação do ceviche como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade refere-se ao fato de que “as práticas e técnicas associadas ao preparo e consumo do ceviche” são uma expressão da culinária tradicional peruana, que valoriza o conhecimento e o trabalho realizado pelas comunidades para manter, transmitir e salvaguardar as suas diversas tradições culturais; neste caso, das pessoas ligadas à preparação do prato de bandeira peruana.

O documento também destaca a importância da culinária como fator de coesão social e reconhecimento mútuo entre os peruanos, proporciona a oportunidade de tornar visível a contribuição à alimentação e ao trabalho de pescadores, aquicultores, produtores agrícolas e cozinheiros tradicionais de todo o mundo, bem como promove o cuidado e a sustentabilidade dos recursos que são fundamentais e tornam a cozinha tradicional peruana tão diversificada.

Nesse sentido, destaca que a preparação do ceviche envolve múltiplos grupos culturais, entre os quais se destacam as famílias dos mais de 88 mil pescadores artesanais do litoral, que preservam o conhecimento da pesca e também do preparo do ceviche como prato de comemoração diária e consumo festivo.

Adaptações

É uma iguaria que consiste em carnes marinadas – frutos do mar, peixes ou ambos – com molho cítrico das quais existem diferentes versões que integram a cultura culinária de vários países latino-americanos do Oceano Pacífico.

No Peru, o ceviche é considerado prato carro-chefe. Embora seja um prato ligado ao litoral, o ceviche é preparado em todos os departamentos do Peru com variantes regionais e ingredientes locais.

Confira versões amazônicas do prato:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade