Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Conheça a origem da Praça da Saudade em Manaus

Se você foi criança nos anos 90 em Manaus (AM), com certeza, vai lembrar do parque de diversões localizado na Praça da Saudade. Na época, o local era o ponto de encontro das famílias manauaras que buscavam uma diversão para as crianças. Inclusive, era da praça que saia o famoso 'Trem da Alegria', que continua a circular pelas ruas da capital amazonense. 

Os anos passaram, o parque de diversões fechou, mas fica, literalmente, a saudade de um lugar que fez parte da infância de milhares de pessoas. Mas você sabe como surgiu a Praça da Saudade? Confira:

Praça da Saudade. Foto: Reprodução/Prefeitura de Manaus

Para começar, precisamos falar o verdadeiro nome da Praça da Saudade: Praça 5 de Setembro. Você já conhecia por esse nome? E esse não é o único "plot twist" envolvendo a Praça da Saudade.

De acordo com o mestre em Ciências da Comunicação e diretor de arte publicitária, Gabriel de Andrade Ranciaro, o espaço surgiu do desejo dos manauaras que queriam uma praça em frente ao Cemitério São José, que foi demolido e, atualmente, comporta a sede do Rio Negro Clube.

As informações sobre a história da Praça da Saudade foram colhidas por Ranciaro para a sua dissertação de mestrado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O trabalho intitulado 'Praça da Saudade: camadas de sentimentos soterrados' foi realizado por meio do programa de pós-graduação em Ciências da Comunicação na linha de pesquisa ecossistemas comunicacionais.

"Durante a pesquisa, descobri que é comum ter uma praça em frente a um cemitério. Esses espaços acabam sendo chamados de Praça da Saudade, ou seja, eles surgem de um desejo mais afetivo", explicou Ranciaro.

Praça da Saudade. Foto: Acervo/Jornal do Commercio

Praça da Saudade de Manaus

A própria população de Manaus pediu por uma Praça da Saudade. Em 1865, no lugar que hoje funciona a sede do Rio Negro Clube, no Centro, havia o Cemitério São José e, por esse motivo, as pessoas desejavam um espaço para refletirem sobre a vida.

Com o passar dos anos, Manaus passou por diversas transformações, principalmente a área onde está localizada a Praça da Saudade. Em 1986, o espaço sofreu a mudança mais lembrada. "Inclusive, na pesquisa, foi algo que todos os entrevistados lembraram. A praça era querida, pois acolhia uma diversidade de opções de lazer e entretenimento", afirmou.

Já em 2008, a Praça da Saudade manauara passou por uma revitalização, mas só em junho de 2009 as obras foram intensificadas por um convênio firmado entre a Prefeitura de Manaus e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Na época, foram investidos R$ 2,5 milhões para recuperar a área total da praça de 12,6 mil metros quadrados, que em abril do ano seguinte foi reinaugurada.

Confira um vídeo da época de ouro da Praça da Saudade:

Veja mais notícias sobre Amazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/