Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 24 Junho 2021

Um ano de pandemia da Covid-19 no Amazonas em números

A pandemia da Covid-19 completa um ano neste sábado (13), desde o primeiro caso da doença registrado no estado. Desde então, os números de infectados, mortes, internações, testes feitos na população e outros dados relacionados com a doença cresceram a cada dia que se passou.

A reportagem reuniu os dados dos principais indicadores da Covid-19 no Amazonas durante o período, até a última atualização divulgada pelos órgãos na sexta-feira (12).

Confira o que foi o ano de pandemia da Covid-19 no Amazonas em números:

Casos confirmados


O primeiro caso de um paciente no Amazonas com a Covid-19 foi confirmado pelo governo do Amazonas em 13 de março de 2020. Nos dias que se passaram, o número de pessoas confirmadas com a doença cresceram e, um ano depois, já chegam a mais de 300 mil.

Casos confirmados: 330.010 casos
Casos representam: 7.8% da população do estado


Foto: Divulgação

Mortes

A primeira morte por Covid-19 no Amazonas foi registrada em 24 de março de 2020. Desde então, o estado já ultrapassa a marca de mais de 11 mil pessoas que foram vítimas da doença.

Mortes por Covid-19: 11.482 mortes
Mortes representam: 0,27% da população do estado

Internações (leitos de UTI)

Com o crescimento de casos da Covid-19 em todo o estado desde o início da pandemia, o número de internações de pacientes em unidades de saúde do estado cresceu e chegou a atingir quase 100% de ocupação de leitos da rede pública durante a primeira onda. Durante a segunda onda, o número de internações em um único mês bateu recorde com 5.018 pacientes em unidades de saúde.

Taxa de internação atual: 83,33% de leitos de UTI ocupados

Vacinados

O Amazonas recebeu as primeiras doses de vacina contra a Covid-19 em 18 de janeiro. No primeiro lote, o estado recebeu 282 mil doses da vacina CoronaVac do Ministério da Saúde e a vacinação teve início no estado no mesmo dia em profissionais de saúde, idosos, pessoas com deficiência e indígenas aldeados.

Número de vacinados no AM: 434.180 pessoas

Testados

Com o perigo iminente de contaminação da Covid-19 e os casos que começaram a aumentar com o início da pandemia no Amazonas, a população passou a receber testes PCR e testes rápidos para detecção de contaminação. No total, mais de 800 testes já foram aplicados.

Testes PCR: 122.513
Testes rápidos: 684.708
Total: 807.221 testes

Transferências


Com o colapso no sistema de saúde devido aos grandes índices de casos e internações nas unidades de saúde, em 2021, pacientes começaram a ser transferidos do Amazonas para outros estados do país. Pacientes do interior do estado também foram transferidos para tratamento na capital. Os dados foram atualizados pelo governo no dia 20 de fevereiro.

Transferências de Manaus para outros estados: 542 pacientes
Transferências do interior do AM para Manaus: 55 pacientes


Foto: Eliana Nascimento/Rede Amazônica

Cidades com casos e mortes

Além de Manaus, todos os 61 municípios do interior do Amazonas já registraram casos e mortes pela Covid-19, desde o início da pandemia.

Cidade do interior com maior número de casos: Coari - 9.112 casos
Cidade do interior com maior número de mortes: Parintins -294 mortos

Dias de fechamento do comércio

Como medidas de prevenção a Covid-19, o governo do amazonas publicou decretos durante o ano de pandemia. O fechamento do comércio esteve entre as medidas em muitos do decretos durante os dois picos da doença e a média de dias fechados foi de cerca de quatro meses.

Dias de fechamento do comércio no AM: 122 dias

Indígenas

Desde os primeiros registros da Covid-19, a doença passou a se espalhar por todo o estado e comunidades indígenas no Amazonas passaram a ser infectadas.

Indígenas confirmados com a Covid-19 no AM: 8.212 indígenas
Indígenas vítimas da Covid-19 no AM: 118 indígenas  

Veja mais notícias sobre SaúdeAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 24 Junho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/