Segunda etapa da vacinação contra febre aftosa inicia em oito municípios do Amazonas

Todos os pecuaristas devem vacinar seus animais com idades entre zero e 24 meses até o dia 30 de novembro.

Inicia neste domingo, (01) a segunda etapa da Campanha “Amazonas sem Febre Aftosa” nos municípios de Barcelos, Carauari, Juruá, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e sede de Tapauá. Todos os pecuaristas devem vacinar seus animais com idades entre zero e 24 meses até o dia 30 de novembro. No mesmo período, a Adaf realizará a segunda etapa da atualização cadastral de animais nos 13 municípios, que integram o Bloco I do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (Pnefa), onde a vacinação já está suspensa.
Foto: Divulgação/Adaf

Para a aquisição das doses da vacina o produtor rural deverá ir a um dos escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) ou a casas agropecuárias credenciadas pela Adaf em seu município.

A primeira etapa da campanha de vacinação, nesses oito municípios, aconteceu em maio, quando foram vacinados bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, e teve seu encerramento prorrogado para 15 de junho por causa da pandemia de covid-19. Nesta segunda etapa, os produtores devem notificar a vacinação nas unidades da Adaf, em seu município, até 15 de dezembro, segundo determina a portaria Nº 094/2020. 

Foto: Secom/MT

Atualização cadastral 

Pecuaristas dos municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini, Guajará, Envira, Eirunepé, Ipixuna, Itamarati e parte de Tapauá – que integram o Bloco I – devem fazer a atualização cadastral de seus rebanhos junto à Adaf até 30 de novembro. Os produtores deverão se dirigir à Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) onde sua propriedade estiver cadastrada para atualizar as informações.

Nesses municípios, a vacinação contra febre aftosa já foi suspensa com a conquista do status sanitário de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. A manutenção desse status, que é uma importante vitória para o Amazonas, depende da atualização cadastral por parte dos pecuaristas. “Precisamos contar com o apoio dos produtores nesse momento, para que façam a atualização cadastral dos seus animais onde foi suspensa a vacinação de febre aftosa”, reforça o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo.

Se preferir, o produtor poderá fazer a atualização por e-mail. Para isso, basta acessar a ficha de notificação de atualização no site da Adaf (adaf.am.gov.br) e encaminhá-la, preenchida, ao e-mail ou Whatsapp da Ulsav em seu município. Quem não fizer a atualização cadastral estará sujeito a multa de R$ 20 por animal de médio porte (ovinos, caprinos e suínos) e R$ 40 por animal de grande porte (bovídeos e equídeos) não declarado. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade