Saiba quem são os cachorros que auxiliam policiais e bombeiros em diversas operações

Os doguinhos atuam em diversos tipos de ações como, por exemplo, faro de entorpecentes e explosivos, salvamento e resgate

Você sabe que a Lassie, Rin-Tin-Tin, Bethoven, Marley, e Scooby-Doo, têm em comum? Os cinco são estrelas de cinema e, também, cachorros. Nas telonas, os animais se destacam pela esperteza, destreza e coragem (desculpa, Scooby), porém, fora de Hollywood, o mundo conta com os seus verdadeiros heróis caninos.

Em Manaus, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e a Polícia Militar do Amazonas (PM) contam com o apoio de cachorros, que atuam em diversos tipos de ações como, por exemplo, faro de entorpecentes e explosivos, salvamento e resgate, fuga de presidiários, além de busca e apreensão. Confira quem são os heróis caninos:

Nome: Hope
Raça: Labrador
Idade: 9 anos

Hope foi o primeiro cão de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CbMam). Começou seu treinamento em Xanxerê/SC, chegando em Dezembro de 2014 para trabalhar na corporação. Atuou de forma operacional até o ano de 2018, posteriormente, foi aposentado para se dedicar ao projeto de cinoterapia, onde serviu com coterapeuta para o desenvolvimento físico e cognitivo de pessoas com deficiência.

Hope interagindo com uma criança. Foto: Divulgação

Nome: Bolt
Raça: Labrador/SRD
Idade: 5 anos

Bolt nasceu em Manaus, através de um cruzamento entre o Hope e uma cadela da região, no intuito de desenvolver um cão que fosse mais adaptado ao calor amazônico. Começou seu treinamento aos 3 meses de idade, participando de diversas operações na região, até o ano de 2018, devido a falta de treinamentos, foi forçado a se afastar das atividades operacionais, também contribuiu com acinoterapia. 

Bolt participou de várias ações com os bombeiros. Foto: Divulgação

Nome: Odin
Raça: Pastor-alemão
Idade: 3 anos

Odin atua na modalidade guarda-proteção. Nos últimos anos, ele participou de revistas prisionais e reintegração de posse. Por causa do seu comportamento, Odin é utilizado em eventos diversos. 

Odin. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Nome: Tayson
Raça: Pastor-alemão
Idade: 3 anos

Tayson é irmão de ninhada de Odion, mas, diferente do irmão, ele atua na modalidade faro e narcóticos. O cachorro está empregado na Base Arpão. Inclusive, ele participou de uma ocorrência que apreendeu mais de 3 toneladas de entorpecentes. 

Tayson. Foto: Divulgação

Nome: Cacau
Raça: Labrador
Idade: 5 anos

O temperamento dócil de Cacau é utilizado em dogshow e apresentações (programações escolares e desfiles cívicos). Inclusive, a cadela já participou do aniversário de uma criança de 7 anos que tem grande admiração pela Polícia Militar. 

Cadela Cacau. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Nome: Bolt
Raça: Pastor Belga
Idade: 4 anos

Bolt é um cachorro com treinamento de obediência básico e avançado. Além de atuar na função de guarda e proteção, ele participa de eventos cívicos. É um cachorro com temperamento controlado e dócil. 

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade