Manaus 30º • Nublado
Quarta, 17 Agosto 2022

'Peixete': artista e designer criam acessórios com formatos de peixes da Amazônia

acessorios2

O peixe da Amazônia é um animal versátil e pode ser consumido de diversas maneiras. Eles inspiram lendas, canções e poemas, inclusive, podem ser encontrados no universo da moda. 

Em Manaus (AM), a artista Luzimeire Cavalcante e o designer Francisco Oliveira decidiram investir justamente na moda, mas por meio de acessórios no formato dos peixes mais populares que habitam os rios da região Amazônica.

Peixete. Foto: Reprodução/Instagram-artenativadaamazoniaa

Matrinxã, curimatã, piranha, jaraqui, traíra e pacu são alguns dos animais que aparecem na coleção 'Peixes da Amazônia', da 'Arte Nativa da Amazônia'. A ideia surgiu da necessidade que Luzimeire sentia em criar um produto que estivesse ligado aos costumes e comportamentos presentes no dia-a-dia do amazônida.

Assim nasceu a coleção 'Peixes da Amazônia', que conta com quatro tipos de acessórios: pochetes, almofadas, carteiras e chaveiros. Todas as artes são assinadas pelo designer Francisco Oliveira.

"Eu já trabalhava com sacolas e bolsas temáticas, mas o Francisco teve a ideia de criar as bolsas em formato de peixe. Ele fez a arte e pediu para eu costurar. A peça em si era uma carteira de peixe. O protótipo não deu certo, porém, a minha mãe viu o trabalho, finalizou a costura e usou em um passeio. Ela contou que a peça chamou a atenção", 

revelou Luzimeire ao Portal Amazônia.

Confira algumas peças que se inspiram nos peixes da Amazônia:

Persistindo na ideia, após algumas tentativas e por fim com as primeiras peças produzidas, a equipe da 'Arte Nativa da Amazônia' foi convidada para participar de um evento e expor os produtos. Na ocasião, eles conseguiram vender todas as peças disponíveis. A partir deste momento, além da carteira de peixe, eles passaram a expandir suas opções de acessórios criando a 'peixete', os chaveiros e almofadas.

Inclusive, o nome 'peixete', um dos itens queridinhos, surgiu devido a sugestão de um cliente. "No começo, a gente chamava de pochete de peixe, então, um cliente sugeriu o nome 'peixete'. Decidimos adotar e o público concordou, tanto que é um dos preferidos", revelou Luzimeire.

Veja mais notícias sobre Amazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 17 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/