Governo do AM lança ferramentas para acompanhar distribuição de vacinas e número de vacinados

As informações serão de responsabilidade das secretarias municipais de saúde, responsáveis pela vacinação

Qualquer pessoa que queira acompanhar o número de vacinados, bem como a distribuição de vacinas por município, no Amazonas, conta agora com duas ferramentas lançadas pelo Governo do Estado. A iniciativa foi anunciada nesta quinta-feira (28/01) para reforçar a transparência na campanha de vacinação contra a Covid-19.

Foto: Divulgação

 As ferramentas foram desenvolvidas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e apresentadas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde se reúne o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 do Governo do Estado.

O “Painel de Monitoramento de Vacinação” pode ser acessado por meio do endereço eletrônico https://bit.ly/2NKRg3r. Por ele, é possível acompanhar o número de pessoas vacinadas, em cada fase, de acordo com o grupo prioritário.

As informações serão de responsabilidade das secretarias municipais de saúde, responsáveis pela vacinação. Diariamente elas deverão enviar os dados para alimentar o sistema para monitoramento pela população.

Para facilitar a leitura das informações de cada município, o painel conta com dados separados por cores conforme a porcentagem das doses aplicadas em relação à meta prevista na campanha nacional. O painel é atualizado a partir das 18h.

Distribuição

De responsabilidade do Estado, a distribuição de vacinas aos municípios também pode ser acompanhada por qualquer pessoa. O “Painel de Controle e Distribuição de Vacinas – Covid-19” pode ser acessado por meio do link https://bit.ly/39tP20S.

Com esse sistema, será possível, por exemplo, visualizar as vacinas por tipo de laboratório (Butantan ou AstraZeneca, por exemplo) e a quantidade de vacinas distribuídas por município. As informações serão atualizadas diariamente conforme a retirada dos insumos da sede da FVS.

Doses

O Amazonas conta, até agora, com duas vacinas contra a Covid-19, uma do Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac, chamada de Coronavac, e outra da empresa AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, da Inglaterra.

Na primeira remessa do Ministério da Saúde, o Amazonas recebeu 282.320 doses da Coronavac. No dia 23, outras 132,5 mil doses da AstraZeneca desembarcaram no Estado. No dia 25, o Amazonas recebeu 44.600 doses da Coronavac. Ao todo, o Amazonas já conta com 459 mil doses de imunizantes.

O governador de São Paulo, João Dória, anunciou a doação de 50 mil doses de Coronavac ao Amazonas, mas o lote ainda não foi enviado ao governo estadual.

Referência – A FVS-AM atua no monitoramento de doenças no Estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade