Especialista alerta sobre subida do Rio Negro em Manaus

Em março, o Rio Negro chegou a marca de 26,87 metros. Um dos fatores desse aumento é a quantidade de chuva que a região está recebendo.

O Rio Negro chegou a marca de 26,87 metros nesta segunda-feira (28). De acordo com a pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Luna Gripp, o número é considerado alto para o período. Um dos fatores desse aumento é a quantidade de chuva que a região está recebendo.

Em março do ano passado, o Rio Negro subiu apenas 1,45 metro. Neste ano, o aumento foi de 2,41 metros. O número é motivo de preocupação para especialistas que acreditam na possibilidade do rio chegar a uma marca maior que a de 2021, quando ultrapassou 30 metros.

Foto: Arquivo/Portal Amazônia

“O nível do Rio Negro observado no Porto de Manaus é um nível que consideramos alto para o atual período do ano, se a gente compara aí com os nossos dados da série histórica. Além disso, a velocidade com que o rio vem subindo também é considerada alta. A gente tem observado aí uma subida de 9 cm por dia em média do Rio Negro”.

Segundo a pesquisadora, o volume das chuvas que estão caindo na região impactam diretamente na subida do Rio. Além disso, a água que vem dos afluentes também está acima do normal.

“Na bacia do Rio negro a gente observou um volume de chuvas muito acima do esperado, e também na bacia do Rio Branco, que é o principal afluente do Negro. Nas nossas estações de monitoramento em Boa Vista e Caracaraí, em Roraima, o rio também vem subindo ao longo dos últimos dias, então tudo isso acaba sendo canalizado e chega aqui”.

Além do impacto das chuvas na bacia do Negro e também nos afluentes, o Rio Solimões é outro fator que gera atenção nos pesquisadores.

“A chuva que cai no Solimões também vem sendo observada com volumes acima do esperado. Ela também é canalizada, e cai na calha principal do Solimões, interferindo [no Rio Negro] ali no encontro das águas, na confluência dos grandes rios, é como se o Solimões impedisse ou favorecesse o escoamento do Rio Negro”.

Nesta quinta-feira (31), o CPRM vai fazer o primeiro alerta de cheia para 2022. Além de Manaus, o órgão também vai apresentar as estimativas da subida das águas em Manacapuru e Itacoatiara, municípios da Região Metropolitana da capital. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade