De Manaus para o mundo: cachorro resgatado das ruas é adotado por turista e vai morar na Holanda

Batista teve que fazer um trajeto entre Manaus e São Paulo, em seguida partir para França, Amsterdã e por fim Holanda

O amor pelos animais não tem fronteiras ou quilometragem. Durante uma visita a Manaus, o holandês Roni Zijlstra entrou em um petshop com a noiva manauara, Ana Fagundes, quando encontrou o cachorro Batista, que estava disponível para adoção. O animal foi resgatado pela Associação Portal dos Anjos de Manaus (Apam).

Batista recebeu esse nome pois foi abandonado em dos principais cemitérios de Manaus, o São João Batista, que fica no Centro da Cidade.

Batista e Roni. Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com Ana, o empresário estava há três dias em Manaus quando teve o primeiro encontro com Batista.

“Foi um amor de imediato. Meu noivo olhou pra ele e viu que ele estava triste, como se ele dissesse ‘me adota’e meu noivo se apaixonou por ele.A gente então pediu para a veterinária para tirar o caozinho de lá para que a gente pudesse ter um primeiro contato com ele. No inicio, quando a gente chegava perto dele, ele tremia de medo. Deve ser porque ele já era traumatizado com o que passou na rua, mas depois ele foi se acostumando”, explicou Ana.

Depois do primeiro contato o casal foi em busca da documentação necessária para adoção. Em Manaus, a Apam já atua há 10 anos com resgate de animais e deu entrada em procedimentos como formulários, vacinação e demais exigências necessárias para adoção.

Batista foi resgatado e levado para um abrigo. Foto: Arquivo Pessoal

 “Eu expliquei pra ele que o animal estava pra adoção e eu logo perguntei dele “Como você vai levar esse cachorro pra Holanda?”. Ele disse que tudo ia dar certo que a gente ia dar um jeito”, contou Ana.

Batista estava há seis anos na ONG, junto com outro cachorro, chamado João. Janaina Bandeira, que faz parte da Apam, conta que sempre fazem parcerias com petshops, colocando dois animais por vez para adoção.

“Ficamos muito felizes com a adoção de Batista e chamamos isso de verdadeiro amor. E para nossa maior alegria ainda nessa mesma semana o irmão dele foi adotado por uma grande amiga que sempre ajudou no abrigo”, contou Janaína.

Batista está morando na Holanda. Foto: Arquivo Pessoal

 Ao falar com amigos, o casal contou com empresa de translado, ajustou os documentos e conseguiu levar o animal para Holanda. Uma das amigas do casal, Carol Façanha, fez um post que viralizou nas redes sociais.

E para oficializar a entrada na família, Batista teve que fazer um trajeto entre Manaus e São Paulo, em seguida partir para França, Amsterdã e por fim Holanda. Agora ele mora em uma nova casa e ganhou mais um irmão que já vivia com Roni na Holanda. Ele chegou no país neste fim de semana.

“Ele vive uma rotina muito feliz. Só o fato dele salvar e tirar esse cachorro da rua é uma satisfação enorme”, enfatiza Ana.

*escrito por Karla Mendes do Grupo Rede Amazônica 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Novo grupo de indígenas isolados no Amazonas está sem proteção há mais de um ano

Funai não publica portaria de restrição de uso nem monta base para monitorar isolados; empresa madeireira e de exploração de gás e óleo atuam na região.

Leia também

Publicidade