Manaus 30º • Nublado
Sábado, 02 Julho 2022

Conheça o cemitério construído em uma "ilha" na Amazônia

Muitos cemitérios estão localizados nos centros urbanos. Mas cada vez mais é comum descobrir cemitérios em locais inusitados, como o Cemitério Nossa Senhora da Conceição das Lajes, localizado nas margens do Rio Negro na Ilha Visconde de Mauá, no bairro Mauazinho, em Manaus (AM).

Fundado em 1906, o cemitério possui espaço para mais de 1.900 sepulturas, distribuídas em uma área de 21.840 m², segundo informações da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), tendo recebido mais de 1.920 inumados.

Isolado em uma ilha com aproximadamente 40 metros de altura, o acesso para o cemitério pode ser feito apenas por meio fluvial, geralmente em período de cheia do rio, por meio de lanchas que vão até o local. 

Foto: Robervaldo Rocha / Acervo Semcom

O cemitério sofre com o fenômeno de Terras Caídas, que é o processo de erosão que acontece nas margens dos rios. Por conta disso, muitos túmulos acabaram se perdendo com o desabamento devido à erosão do local. De acordo com relatos de moradores, em período de chuvas, parte do barranco cai, fazendo com que os túmulos despencassem sobre as águas, além de outras ficarem presas na mata do morro.

Apesar das dificuldades, o cemitério ainda está em funcionamento, recebendo de 1 a 4 enterros por mês. Para os que desejam enterrar os entes queridos na região, o cortejo fúnebre tem que se equilibrar na subida do morro onde se localiza o cemitério, que não possui escadas, nem rampa de acesso. 

Em janeiro de 2022, a Prefeitura de Manaus anunciou as reformas dos cemitérios da capital, que incluía o chamado 'cemitério dos ribeirinhos'. O Portal Amazônia entrou em contato com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) para saber mais detalhes sobre o cemitério, mas ainda não obteve retorno.

Para quem tem curiosidade, o cemitério pode ser visto pelo Google Maps:

seção...

Você conhece outros cemitérios em locais inusitados?

 

Veja mais notícias sobre Amazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 02 Julho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/