Manaus 30º • Nublado
Terça, 31 Janeiro 2023

Conheça a Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista

Conheça a Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista

Com mais de uma década fechada, a Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, foi reinaugurada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Concultura). Reaberto no ano de 2021, a biblioteca conta com um acervo de mais de 32 mil livros com maiores autores da literatura regional, além de possuir uma mostra de quadros de pintores amazonenses, como Moacir Andrade, Jair Jacqmont, Monik Ventilari e Ericky Nakanume.

Foto: Ingrid Anne/Semcom

A biblioteca foi criada por meio da Lei 971, de 2 de janeiro de 1967, e sancionada pelo Decreto 27, de 12 de março de 1975, inicialmente em um prédio alugado na Avenida Joaquim Nabuco, centro de Manaus. Após várias mudanças de endereço, passou a funcionar na rua da Instalação, onde permaneceu até 1997, quando passou para a sua atual sede, na rua Monsenhor Coutinho, s/n, também no Centro, próximo à então praça Antônio Bittencourt, popularmente conhecida como praça do Congresso.

Dentro do edifício é possível encontrar na coleção, acervo geral, acervo amazônico, periódicos, entre jornais e revistas, e documentação especial. O prédio conta ainda com um auditório e o espaço multimeios, destinado a reuniões e demais eventos. 

Foto: Ingrid Anne/Semcom

O patrimônio atual dessa Biblioteca é formado por livros, entre documentos sobre a Amazônia, jornais, revistas, CD-ROM com documentários e enciclopédias e fitas VHS. Reúne, também, mais de oitenta mil títulos, inclusive obras do século XVII. O espaço também conta com acesso gratuito à internet.

 História

A edificação onde se localiza hoje a biblioteca foi inaugurada em 1908, como sede da Liverpool School of Tropical Medicine, a primeira dedicada à pesquisa e ensino na área de medicina tropical.

Em 1980, acabou virando o botequim Pinguim, bastante frequentado na época. Foi apenas no ano de 1997 que foi transformada em biblioteca municipal de Manaus.

A biblioteca recebeu o nome em homenagem ao professor, escritor, poeta e jornalista João Bosco Pantoja Evangelista, um dos fundadores do Clube da Madrugada e da União Brasileira de Escritores (UBE) do Amazonas. 

Veja mais notícias sobre Amazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 31 Janeiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/