Confira 10 curiosidades sobre a “Praça 14 de Janeiro”, bairro tradicional de Manaus

O bairro, que é considerado reduto do samba na capital amazonense, foi fundado em 1892. 

Considerado um dos mais tradicionais bairros de Manaus (AM), a Praça 14 de Janeiro adquiriu diversas conquistas nos últimos 139 anos, idade que completa em 2023. Em alusão ao aniversário de um dos bairros mais tradicionais da capital amazonense, o Portal Amazônia listou 10 curiosidades sobre o bairro manauara que é considerado o reduto do samba. Confira:

1. Ao longo dos seus 139 anos, o bairro contou com três diferentes nomes: Praça da Conciliação, Praça Fernandes Pimenta e Praça 14 de Janeiro (usado atualmente).

2. A história do bairro está ligada à Revolta de 14 de janeiro de 1892, que aconteceu devido a disputas políticas – e inclusive é o ano em que o bairro nasceu.

3. Por pouco, o nome do bairro não muda novamente. Em 1917, o intendente Sérgio Pessoa propôs a mudança de nome para Praça Portugal, mas a proposta não agradou aos moradores.

Primordios do bairro Praça 14 de janeiro. Foto: Acervo/Manaus de Antigamente

4. Entre as décadas de 1950 e 1960, a Praça 14 começou a receber melhorias em sua infraestrutura, como por exemplo, asfalto, luz elétrica, postos médicos, maternidade, escolas e feiras.

5. O Santuário de Fátima, templo religioso localizado na Praça 14, foi idealizado no dia 13 de maio de 1939. Porém, a conclusão da igreja só aconteceu em 13 de outubro de 1975.
6. A Praça 14 é considerada o reduto do samba na capital amazonense.

7. Inclusive, a agremiação carnavalesca Vitória Régia é um dos símbolos do bairro. Foi fundada em 1975 na Casa da ‘tia’ Lindoca, localizada na rua Jonathas Pedrosa, e segue popular entre os amazonenses conhecida também “verde e rosa” (por suas cores).

8. A escola realizava seus ensaios no pátio da casa da ‘tia’ Lindoca até 1988, às vezes em ocasiões especiais, na própria praça do Bairro.

9. Em 1989, a Vitória Régia ganhou a quadra para realização dos ensaios. O espaço é localizado ao lado do Santuário de Fátima e se tornou um verdadeiro ponto de encontro turístico.
10. De acordo com estimativas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SEDECTI),  a população residente no bairro era de 12.117 habitantes até 2017.

E aí? O que mais podemos destacar da história do bairro?

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade