Sistema para limpar rios e lagos na Amazônia criado por estudante vence terceiro lugar na Febrace 2023

Estudante de 15 anos disputou as finais da categoria Mentalidade Marítima. A feira é a maior da América Latina e é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista.

O projeto do estudante Miguel Lacerda Moreira, de 15 anos, ficou em 3º lugar na categoria ‘Mentalidade Marítima’, na 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Ele criou o protótipo de um sistema que realiza a limpeza de rios e lagos na Amazônia usando sementes da espécie Moringa oleifera, planta nativa da Índia, mas encontrada em regiões tropicais.

O nome do projeto é ‘Mauritia: um sistema com flutuabilidade aquática para limpeza e coagulação de rios e lagos através de agentes orgânicos’. O aluno tambem garantiu o 4º Lugar em Ciências Biológicas.

Testes foram realizados em canais no Centro de Macapá. Foto: Aldenir Melo/Arquivo Pessoal

Atualmente, Miguel estuda no Instituto Federal do Amapá (Ifap), mas representou a Escola Estadual Irmã Santina Rioli, em Macapá, onde estudou em 2022 e criou o protótipo de um barco que transporta as sementes. O estudante explicou a ideia e descreveu a importância de participar do evento.

“Trata-se de um sistema de flutuabilidade aquática em formato de embarcação, onde na parte inferior tem um sachê com moringa, que faz a limpeza e a coagulação sem causar qualquer dano ambiental. A importância na Febrace é que ele pode ser reconhecido a nível nacional e pode ser usado em outras regiões”,

disse o estudante.

Planta Moringa oleifera. Foto: Aldenir Melo/Arquivo Pessoal

Neste processo, o protótipo funciona através do método da coagulação, onde as sementes “seguram” as impurezas no fundo de rios ou lagos e deixam a superfície limpa. Com a parte superior limpa, a incidência de raios solares atinge melhor a superfície e melhora a qualidade de vida para as espécies.

O orientador do projeto, o professor Aldenir Melo, explicou que vários testes foram realizados em Macapá e comprovaram a eficiência das sementes na limpeza. “Três sementes limpam um litro de água. Nós fizemos o teste com a água do canal do Centro e deu três mil coliformes fecais. Após uma hora de uso dos sachês com a moringa caiu para 1.970. Nós conseguimos também germinar as sementes, com a plantação na escola”, explicou Melo.

Miguel Lacerda Moreira e o orientador Aldenir Melo, durante evento científico com o projeto. Foto: Aldenir Melo/Arquivo Pessoal

A Febrace é a maior feira da América Latina e é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista. Podem participar estudantes do 8º ao 9º ano do ensino fundamental, médio ou técnico.

A mostra presencial ocorreu entre 20 e 24 de março na Universidade de São Paulo (USP). Os projetos melhores avaliados vão representar o Brasil na Feira Regeneron ISEF, que ocorrerá em maio nos Estados Unidos.

*Por José Eduardo Lima e Rafael Aleixo, do g1 Amapá

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade