Espaço cultural homenageia fundador do Grupo Rede Amazônica na sede do Amapá

O espaço foi aberto com exposição de obras do artista amapaense J. Márcio, pinturas que usam diferentes técnicas e esculturas produzidas com materiais reaproveitados.

O Espaço Cultural Dr. Phelippe Daou foi inaugurado nesta quarta-feira (11) na sede da Rede Amazônica em Macapá, no bairro Buritizal, na Zona Sul do Amapá. A galeria de artes é uma homenagem ao jornalista, um dos fundadores do grupo de comunicação que completa 50 anos em 2022.

O evento contou com a presença de Phelippe Daou Jr, filho do fundador e atual CEO da empresa, para cortar a faixa de inauguração do local.

“É emocionante ver o que foi feito aqui, principalmente a homenagem ao meu pai. Estamos próximos de completar 48 anos de Rede Amazônica no Amapá. Passamos por diversas fases e estamos sempre buscando melhorar nossos serviços. Nossa essência é servir a Amazônia”, 

afirmou Daou Jr.

“Nosso pai era um entusiasta pela Amazônia, por cada estado, as realidades e é isso que estamos tentando fazer a partir da ausência dele, fazendo a diferença e estando perto da sociedade, em todos os segmentos”, reforçou o CEO.

O espaço foi aberto com exposição de obras do artista amapaense J. Márcio, pinturas que usam diferentes técnicas e esculturas produzidas com materiais reaproveitados.

Primeiro artista escolhido para compor a galeria, J. Márcio é envolvido com as artes visuais há cerca de 30 anos. Ele é artista visual formado pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) e já atuou como professor do Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari (Cepa Cândido Portinari).

Foto: Laura Machado/Rede Amazônica

“O artista visual aqui no estado não tem a visibilidade que deveria ter, mas quando vemos um espaço como esse, fica muito mais acessível. Fico honrado em ter sido escolhido para inaugurar. Acredito que esse é apenas o início, sei que muitos outros artistas também vão poder aproveitar esse espaço”, comentou o artista.

Márcio é conhecido por utilizar a técnica do “fire paint” em suas obras, que consiste em utilizar fogo para pintar diferenças peças. Na inauguração, ele produziu em um prato de porcelana e em tempo real uma obra inspirada numa das imagens de São José que ficam na orla de Macapá. O santo é o padroeiro do estado.

O objetivo é utilizar o espaço cultural como galeria para exposição de artistas que realizam diferentes produções no Amapá. O local também vai ser aberto ao público para visitação de forma gratuita. Em breve, a empresa fará os agendamentos.

“É um espaço não só para o município, mas para todo o estado. Nosso objetivo é amplificar a cultura amapaense e proporcionar um espaço maior. O espaço é dos artistas”, explicou Eduardo Fiore, diretor executivo do Grupo Rede Amazônica no Amapá.

O CEO também visitou as novas instalações da rádio CBN Macapá, que agora possui uma estrutura mais moderna, com novos equipamentos e integrada à sala destinada ao setor de jornalismo do grupo.

O som ambiente ficou por conta de Paulinho Bastos, cantor, compositor, musicista e um dos principais nomes da música regional. Bastos já participou de várias bandas do estado, além de produzir discos de artistas como a mãe dele, Oneide Bastos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade