Acreana constrói monumento com Tábuas dos Dez Mandamentos de mais de dois metros de altura em Tarauacá

‘Réplica’ do Monte Sinai fica em uma fazenda no município e está aberta para visitação. Ivete Damasceno diz que construiu espaço para evangelizar os visitantes.

Quem visita a fazenda da empresária Ivete Damasceno, de 58 anos, em Tarauacá, interior do Acre, se surpreende com um monumento em tamanho gigante do Monte Sinai, local onde, segundo a bíblia e a tradição judaica, Deus entregou a Moisés as duas Tábuas dos Dez Mandamentos. A réplica tem duas colunas de mais de 2 metros de altura com os mandamentos gravados em números romanos.

As colunas foram colocadas em cima de pedras menores, que formam um monte, lado a lado. Próximo ainda tem uma bíblia e um quadro com uma foto de uma nuvem em formato de coluna que serviu de inspiração para a empresária. O monumento começou a ser construído em julho de 2020 e foi inaugurado por religiosos em setembro de 2021.

A bíblia descreve, no livro de Êxodo, que Moisés subiu ao Monte Sinai, no Egito, seguindo uma ordem de Deus para uma experiência. No cume do monte, o líder religioso teria ficado 40 dias e 40 noites e recebeu as Tábuas da Lei, que continham instruções para ajudar o povo, escritas pela divindade.

Ainda conforme a tradição cristã, o líder religioso subiu duas vezes ao monte para receber as instruções. As duas primeiras tábuas entregues foram quebradas. Depois, Moisés teria subido novamente e recebido outras duas tábuas com as mesmas instruções.

“Estava sem fazer nada em casa e queria algo para evangelizar. Pensei no Monte Sinai e fui pesquisar o que poderia fazer com isso. Sabia que foi o local onde Moisés recebeu as Tábuas dos Dez Mandamentos, mas não sabia o que poderia fazer”,

relembra Ivete.

Colunas de mais de dois metros têm os dez mandamentos gravados em romanos. Foto: Ivete Damasceno/Arquivo pessoal

Ivete é de uma família católica e cresceu dentro da igreja. Ela diz que se sentiu incomodada e queria fazer algo que levasse as pessoas a buscar a Deus, orar, meditar e agradecer cada vez mais.

“Tudo o que lemos é sobre evangelizar, o que temos que fazer. Hoje até uma mensagem que você manda para uma pessoa é uma forma de evangelizar pelo celular. Todo dia agradeço a Deus por estar viva porque a cada dia acontece alguma tragédia e uma hora pode ser a gente também. Quero estar a todo tempo na presença de Deus”, complementa.

Releitura

Foi durante a pesquisa na internet que Ivete descobriu que poderia fazer uma releitura do caminho percorrido pelo líder Moisés até o monte. O local escolhido para a construção foi uma fazenda da família dela, localizada no Ramal do 27, na BR-364, no município do interior.

O monumento foi construído em um percurso de 500 metros dentro da propriedade. Logo na entrada, o visitante se depara com uma pedra onde está descrito o primeiro mandamento: ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento”.

Percurso é sinalizado com mandamentos descritos em pedras. Foto: Ivete Damasceno/Arquivo pessoal

Todo o percurso é sinalizado com outras pedras que contêm os demais mandamentos. A peregrinação termina quando o visitante chega onde estão as duas colunas gigantes que têm todos os mandamentos juntos. A empresária acredita que recebeu uma inspiração divina que a ajudou a escolher o local exato do monumento e também onde escreveria os monumentos.

“Estava projetando uma coisa muito bonita, como ficou, uma réplica do Monte Sinai, mas questionei a mim mesma: ‘Meu Deus, será que isso não está sendo uma vaidade minha? Ou é uma obra tua?’. E tirei várias fotos do local para definir como seria feito. Quando cheguei em casa, fui ver uma das fotos e tinham várias nuvens muito bonitas e uma em formato de uma pedra no local onde eu tinha escolhido para fazer o Monte Sinai”, recorda.

Para Ivete, a foto serviu como uma resposta e confirmação do projeto. Todo o material usado na construção do monumento foi retirado da propriedade da empresária. Após contar o propósito para a família, ela diz que recebeu ajuda e apoio do marido. Foram disponibilizadas máquinas para carregar o material e funcionários.

Ivete Damasceno criou espaço para levar a palavra de Deus para as pessoas. Foto: Ivete Damasceno/Arquivo pessoal

“A gente vive nesse mundo sem saber se está fazendo para Deus ou para o homem. Todas as pedras tirei do local do percurso, não levei nada para lá. Eu tinha que pedir o consentimento do meu marido, mas ele me apoiou em tudo, não houve empecilho. Tiveram respeito pelo que contei”, destaca.

O espaço foi inaugurado em setembro de 2021 com a presença de alguns líderes religiosos. Desde então, o local ficou como um ponto turístico e já recebeu pessoas de Manaus e Belém, além do Acre. A empresária falou que não tem noção de quantas pessoas já passaram pelo local.

“Na inauguração veio um senhor e falou para mim que chegou ali arrastado, mas que estava andando e indo para todos os lugares. Tiveram sete pastores e um padre no dia da inauguração e falaram que sentiram a presença de Deus”, conclui.

Por Aline Nascimento, g1 Acre 


Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Lucia Alberta Baré: amazonense é nomeada nova presidenta da Funai

Antes de assumir funções de direção na Funai, Lucia Alberta Baré atuou por oito anos na Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel da Cachoeira (AM).

Leia também

Publicidade