Na manhã deste sábado (16) foi realizada a 58ª Corrida Ciclística Aguinaldo Archer Pinto e a 25ª Corrida Ciclística Amélia Archer Pinto no Complexo Turístico da Ponta Negra, em Manaus. A realização é do Grupo Rede Amazônica.
Para o mecânico Félix Rogger, que disputou na categoria Elite masculina, a prova tem o significado superação. “Eu quero terminar a corrida, porque eu sofri um acidente recente e passei um tempo sem pedalar. Agora estou tentando superar isso, participando dessa corrida, mais um vez, já que já participo a vários anos”, conta.Outro atleta da categoria Elite masculina que aguardava pelo início da prova, era o carioca Emerson Silva, que ano passado foi o 4º lugar, e falou do trabalho realizado ao longo desse ano na busca de uma melhor colocação. “Mesmo sendo final de temporada quando a gente começa a segurar o pé, na minha equipe nós continuamos treinando e focados na corrida. E estou aqui na expectativa de trazer a vitória, e mesmo com a chuva, isso não vai me impedir”, conta o atleta, que ficou com o 2º lugar na categoria Elite masculina.
Entre os ciclistas da categoria Master, o vencedor foi o amazonense Renato Louro, que falou da emoção e dos treinos realizados ao longo do ano. “São 5 anos pedalando, e participando das corridas. Ao longo das Archer Pinto eu vim melhorando, e ano passado fiquei em 3º por um erro meu e esse ano, aproveitei a oportunidade e manter o ritmo da prova”, disse o atleta que pretende disputar a categoria de elite no próximo ano.
Dona Raimunda Lima estava ansiosa torcendo pelo neto, Ewertohon Coelho, que concorria na categoria Júnior. “Esta é a primeira vez que acompanho uma corrida dele, e estou muito nervosa e ansiosa pela vitória dele”, disse.
O estudante Ewertohon chegou em 3 lugar e falou sobre a colocação e participação na competição. “Fiquei em 3º lugar, é pódio, mas não consegui passar do segundo, e tive a estratégia de manter o ritmo de prova. Estou feliz, valeu o esforço, e vou continuar”, disse Ewertohon que aproveitou para agradecer a Rede Amazônica pela corrida.
O venezuelano Alexander Del Jesus, que levou o primeiro lugar da categoria elite masculina, falou sobre a premiação. “Agradeço pela oportunidade, e a todos os patrocinadores do Brasil. Comecei a corrida um pouco quebrado, mas mesmo com a chuva em nenhum momento a equipe perdeu a tranquilidade, e conseguimos fazer uma grande corrida’, disse.
Na categoria feminino, da 25ª Corrida Ciclística Amélia Archer Pinto, quem levou foi a roraimense Tatielle Valadares e em segundo a amazonense Rebeca Fonseca, repetindo o pódio do ano passado. Tatielle falou da emoção em vencer e da rivalidade com Rebeca, mas justificou que é só no ciclismo, fora dele são amigas.
“Estou muito feliz. Primeiramente agradeço a Deus pela oportunidade de estar mais um ano aqui na Aguinaldo e Amélia Archer Pinto. Essa foi uma prova bastante acirrada, mas quando eu vi que estávamos a Rebecae eu liderando, a gente meio que diminuiu o ritmo para pegar um gás na chegada. Aí conseguimos o gás no fim e a vitória. Somos rivais no ciclismo, mas fora deles, somos amigas”, disse a ciclista.
Para o diretor de Marketing do Grupo Rede Amazônica, as corridas são mais um sucesso de participação tanto dos atletas, quando do publico. “Um clima fantástico. Fizemos o convite e o publicou participou. Tivemos hoje grandes atletas locais, nacionais e internacionais, para uma grande celebração do esporte. Uma festa de saúde e qualidade de vida fechando o ano com um grande evento, de sucesso, e a participação do público”, disse.
Confira a lista com os vencedores de cada categoria.Olímpica Júnior1 – Renildo Laborda2 – Nick Serrão3 – Ewerton Coelho4 – Marcos Carvalho5 – Kayô de LunaOlímpica Máster1 – Renato Souza2 – Mateus Oliveira3 – Cléber Augusto4 – Ozeias Dias5 – Adnelto RodriguesMoutain Bike1 – Orebe Gomes2 – Emiliano Loblein3 – Ezequiel Pereira4 – Uemerson Lima5 – Andrew BrandonOlímpica feminina1 – Tatiele Valadares2 – Rebeca Nascimento3 – Nayme Daiane4 – Eliana Souza5 – Cristiane AbreuElite masculina1 – Alexander Del Jesus2 – Emerson da Silva3 – Daelson Silva4 – Xavier Quevedo5 – Maicke Renê