Sul América e Tarumã se preparam para Série B do Amazonense em 2017

Foram dois anos de inatividade, mas a Série B do Campeonato Amazonense finalmente está de volta. Entre as equipes já confirmadas na ‘segundinha’ de 2017, Sul América e Tarumã retornam ao cenário profissional do estado. O Sulão e o Lobo do Norte se licenciaram em 2016 – disputando apenas os torneios de base – e agora tentam o retorno à elite.

O Tarumã é quem está mais avançado na preparação para a Série B. O Lobo já tem o seu treinador definido: o português Fernando Lage, conhecido do cenário regional. “A equipe vem sendo trabalhada desde que abrimos mão de jogar o Amazonense. O elenco começou a ser montado a partir da avaliação dos juniores, porque temos como planejamento utilizar a base no profissional”, disse o diretor de esportes do Tarumã, Aldemir Maquiné, ao canal Amazon Sat.O grupo inicia a preparação para a Série B no primeiro dia de dezembro, inicialmente com os garotos do juvenil e também dos juniores, incluindo três que estavam emprestados para um time de Roraima. “Em janeiro vão se juntar alguns atletas de renome que deem a sustentação necessária pra ganhar essa Série B”, garantiu o presidente Antônio Policarpo.

Já o Sul América ainda não divulgou maiores detalhes sobre o retorno ao futebol profissional. O clube está envolvido com a final do Amazonense Infantil, mas o presidente do Trem da Colina, Luiz Costa, admite que está frustrado com o atual cenário do futebol local. “Temos que baixar a bola e sentar numa mesa. Todos nós somos culpados e vamos partir pra frente. Mas o mal do nosso futebol é que muitos dirigentes só pensam em si”, desabafou.

Sem papas na língua, o folclórico presidente também reclamou das multas aplicadas aos jogadores da base no Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM) e mostrou decepcionado com a Associação dos Clubes Profissionais do Amazonas (Acpea). “Eu desacreditei da Acpea. Eu estava confiante que ia soerguer o futebol, mas ela queria funcionar de forma individual, não estava pensando em todos. Infelizmente tivemos que sair”.Além de Sul América e Tarumã, espera-se a participação de Penarol, Clíper, Holanda e CDC Manicoré na Série B. O retorno da segundinha corrige um grave erro da Federação Amazonense de Futebol (FAF), que descumpriu o acesso e descenso previsto pelo regulamento do estadual.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Base do primeiro campus fluvial do Brasil será construída no Amapá

Ordem de serviço da base foi assinada durante um evento no Instituto Federal do Amapá (Ifap) no dia 27. Estrutura deve ser entregue em até seis meses.

Leia também

Publicidade