Prêmio Esporte homenageia atletas e imprensa de Rondônia

A abertura da solenidade do Prêmio Esporte Rondônia 2016 ocorreu com a apresentação do Boi Diamante Negro de Porto Velho. Cultura, juventude e esporte envolvidos no Teatro Guaporé. A enquete do prêmio ficou aberta por uma semana. Ao todo foram mais de 30 mil votos computados pela Coordenadoria de Esporte da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

O prêmio de Melhor Atleta foi para Amanda Arraes, judoca de Cacoal; de Melhor Técnico, para Juscimara Campos; de Melhor Árbitro para Maicon Pessoa; e o prêmio para Imprensa Esportiva, incluído neste ano, foi entregue para Lívia Costa, do Globo Esporte Rondônia, com a matéria de superação. Foram cerca de 70 homenageados.

Bunichi Matsubara recebe a medalha. Foto: Ésio Mendes/Secom
A Medalha do Mérito Desportivo Dr. Cesár Queiroz foi entregue a Bunichi Matsubara, por Rodnei Paes, titular da Sejcuel; e Fátima Gaviolli, secretária de Estado da Educação. Matsubara, que aos 17 anos foi promovido à faixa preta, atualmente é mestre da faixa coral, faixa mais conceituada do judô, e em 2001 a Confederação Brasileira de Judô promoveu o sensei Matsubara para o 6º DAN, como forma de reconhecimento pelo trabalho prestado em prol do judô.

Para Matsubara, que trabalhou na área de voleibol, judô e outras modalidades quando professor de educação física, Rondônia tem muitas pessoas para ensinar. Os técnico e professores devem ter didática para fomentar o esporte. “Os atletas que nasceram aqui não podemos ir para fora, temos que segurar eles aqui”, disse.

Amanda Arraes está em São Paulo para a seletiva da 1ª etapa para integrar a Seleção Nacional de Judô. Seu técnico Antônio Marques Nunes, que a representou na solenidade, disse que o reconhecimento do público através da enquete foi uma surpresa devido à modalidade futebol ser o maior concorrente por ser muito praticado no País.

Segundo Nunes, esse reconhecimento valoriza o esforço e faz com que os atletas busquem sempre aprimorar o trabalho para que tenham bom desempenho. Ele espera que Amanda entre para a seleção mas que fique representando o Estado.

Com a disputa para Árbitro, o escolhido pelo público na enquete foi Maicon Lemos, vendedor de autopeças que atua como árbitro há quatro anos. Para ele, o trabalho de um árbitro mexe com o psicológico e a qualquer momento um posicionamento pode ocasionar um erro.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade