Paranaense vence 56ª edição da Corrida Ciclística Aguinaldo Archer Pinto

MANAUS – A 56ª edição da Corrida Ciclística Aguinaldo Archer Pinto reuniu cerca de 200 atletas neste sábado (21). O paranaense Cristian Egídio, que participou pela primeira vez da competição, levou para casa o título de campeão. Já a tri-campeã da 23ª Corrida Ciclística Amélia Archer Pinto foi a amazonense Sílvia Silva. 
O palco da competição foi o Complexo Turístico da Ponta Negra. Antes da prova, os atletas se aqueceram e analisaram seus concorrentes, uma forma de saber quais são os pontos fracos e fortes de cada um. Dada a largada, os ciclistas preparam-se para percorrer 78 quilometros. O percurso incluía a Ponte Rio Negro, o município de Iranduba e até mesmo a entrada da Vila de Paricatuba. 


Largada aconteceu na Ponta Negra. Foto: Reprodução/Amazon Sat

Na categoria Elite, a disputa exigiu dos atletas, mas o título este ano ficou para o Paraná. O ciclista Cristian Egídio ficou em primeiro lugar e elogiou a organização da prova. “Uma prova bem organizada, com um número bom de competidores. A disputa teve um circuito bonito, a melhor parte sem dúvidas foi a da Ponte Rio Negro, o cartão postal da cidade. Estou contente de vir de tão longe e conseguir a vitória. Quero parabenizar todos os atletas que participaram da disputa”, disse.
A prova feminina também ganhou destaque na manhã de sábado. Duas das melhores ciclistas do Amazonas estiveram em um verdadeiro espetáculo de adrenalina. A briga acirrada entre Sílvia Silva e Rebeca Fonseca rendeu bons momentos para a corrida, mas Sílvia manteve o ritmo e consequentemente a vitória da cateogira. “O ciclismo é muito cansativo. Todo dia você chega ao seu limite, a rotina é muito pesada, mas sou apaixonada pelo esporte”, afirmou. 


Velocidade e disputa marcaram a corrida. Foto: Reprodução/Amazon Sat

Sucesso
As corridas são chanceladas pela Federação Amazonense de Ciclismo (Feniclam) e o presidente Francislei Craveiro destaca o evento como um dos mais esperados. Este ano, foram distribuidos mais de R$ 25 mil em prêmios. “Essa é uma das provas mais esperadas em nível Brasil, principalmente devido a premiação em dinheiro. Graças a Deus, que tivemos um evento tranquilo e com muitos momentos bacanas para lembrar”, garantiu. 
Entre os competidores, uma pessoa chamou a atenção. O atleta de fórmula 1, Antônio Pizzonia, trocou o acelerador dos carros de corrida pelos pedais das bicicletas. Ele contou que a corrida ciclistica funciona como parte de seu treino. “O ciclismo faz parte da minha preparação física para o carro de corrida. Pela primeira vez tive oportunidade de participar da competição e fiquei feliz com o resultado que consegui durante o percurso.”, revelou. 


Antônio Pizzonia participou da corrida e chamou a atenção. Foto: Reprodução/Amazon Sat

Veja como ficou a classificação das corridas Henrique e Amélia Archer Pinto:
Classificação da elite masculina1 – Cristian Egídio da Rocha
2 – Rodrigo Araújo de Melo
3 – Romero Cabreiro Gonzales
4 – Eriberto Filho
5 – Elton Pedroso

Classificação da elite feminina

1- Silvia Augusta Silva, Osasco
2- Rebeca Fonseca
3- Tatiele Valadares de Souza
4- Almira de Nazaré Valente
5- Fabiane Coimbra

Master

1 – Edilson Ribeiro Kramer
2 – José Carlos Sales Franco
3 – Elizeu Gomes Vasconcelos
4 – Renato da Silva Lan
5 – Nilson Antônio P. Jr.

Mountain Bike

1 – Alex Honorato de Souza
2 – Márcio Andrey Fragata
3 – Francisco Henrique Prado
4 – Anderson Junio Alves
5 – Ary Maricaua Equipes

1 – Paradise Bike Shop
2 – Clube Dataro Bottechia
3 – Green Piracicaba
4 – Eucatur
5 – Manaus Esporte Clube

Olímpica Júnior 

1- Ardiley Ramilho 
2- João Paulo Mauro Lopes 
3- Kayo de Luna Fonseca

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Integração entre lavoura e pecuária garante renda o ano todo a produtores em Roraima

O sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), que é a combinação entre a plantação de grãos, como soja e milho, e a criação de animais

Leia também

Publicidade