A iniciativa para vetar o clássico em Manaus partiu do Flamengo. A equipe rubro-negra luta pelo título do Campeonato Brasileiro e não via com bons olhos o desgaste que a logística proporcionaria. O Fluminense aceitou o apelo do rival sem maior resistência.
O tricolor é o mandante da partida, mas de acordo com as novas regras da CBF, o time visitante também deve concordar com a transferência de jogos para outras cidades – e inclusive também tem direito a cota pela venda de uma partida, a exemplo do time da casa.
Com o veto a Manaus, o Fla-Flu no Dia das Crianças deve ser realizado no Engenhão, na capital carioca, pois o Maracanã dificilmente será liberado a tempo de receber a partida. Outra opção alternativa é o estádio Edson Passos, também no Rio de Janeiro, porém com torcida única.
Apesar disso, a capital amazonense receberá um grande clube carioca no mês de outubro. Isto porque o Vasco joga contra o Londrina no dia 8, na Arena da Amazônia, pela Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol. A partida será no dia de outra atração nacional em Manaus, porém da música: o show da cantora Marília Mendonça, no Sambódromo.