MANAUS – O futsal do Amazonas já revelou grandes talentos para a Europa, como Marcelo Madona, Maurinho e mais recentemente Celino. O manauara que jogou por seis temporadas na Espanha hoje atua no futsal de Malta, onde recentemente disputou a fase preliminar da Taça UEFA de Futsal, a Champions League da modalidade.
Celino acompanhado da família em conquista pelo clube Luxol, de Malta. Foto: Reprodução/Facebook Celino Alves
Celino acompanhado da família em conquista pelo clube Luxol, de Malta. Foto: Reprodução/Facebook Celino Alves
Celino atualmente joga no Luxol St. Andrews, clube que lidera o Campeonato Maltês de Futsal e que recentemente foi campeão da Supercopa de Malta. “O futsal aqui está crescendo muito. A Europa inteira está forte. Tô aqui num projeto muito bom do meu time, participamos pela primeira vez da Champions League de Futsal. Não fomos tão bem porque pegamos logo o campeão da Itália”, disse o amazonense ao programa Esporte Amazônia, do canal Amazon Sat.
Aos 27 anos, Celino está determinado a ser treinador quando encerrar a carreira. “Esse ano não pude ir ao Brasil nas férias porque fiz uns cursos para treinador. Pretendo parar e continuar na minha área. Quem sabe em Malta, na Espanha ou mesmo num projeto novo em Manaus”, ponderou.
Com experiência na Champions e na Liga Espanhola de Futsal, onde enfrentou até mesmo o poderoso Barcelona, Celino enxerga o mercado europeu como ótima oportunidade para os amazonenses. “Não só na Espanha, hoje em dia o mercado está crescendo muito. Na Rússia, no Cazaquistão, na Itália, em Malta, onde estou. Os jogadores de Manaus têm espaço aqui. Já tentei trazer, mas às vezes não dá certo por causa da documentação”.
Celino reside na cidade de Attard, próxima à capital de Malta, Valletta. “Aqui é muito tranquilo. Até por isso viemos morar aqui, longe da correria”. O alicerce de Celino é a família. A esposa, Fabiane, e a filha Nicolly, de seis anos, são companheiras inseparáveis. “Só no início que minha filha teve problema na escola porque aqui se aprende inglês, italiano e maltês”, disse o craque.