Segundo Filho, a ideia ajuda os estudantes a entender a dinâmica de construção de dispositivos mecânicos. “A proposta é a gente fazer um corrida com padrões internacionais de construção e de segurança. Eles recebem um manual para seguirem as normas de construção e um edital, sobre o que será avaliado”, contou o coordenador da corrida.
Cerca de 20 carrinhos passam por inspeção neste sábado (10), para avaliar a posibilidade de competir. “Eu nem consigo publicar muita coisa na página do projeto no Facebook porque eles escondem tudo. Mas já percebi que a eficiência do carrinnho mudou significativamente e essa é a proposta, ir melhorando. A gente ativa a criatividade, a curiosidade e a vontade de fazer e o aluno aprende brincando”, afirmou Daniel Filho.
A competição é no domingo (11), de 7h às 11h, na ladeira da Avenida Visconde de Porto Seguro, na Avenida das Torres, bairro Parque das Laranjeiras. O acesso é liberado para o público, mas o trecho da avenida será inteditado para a competição, autorizada pela Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e Manaustrans. Para os cerca de 300 alunos envolvidos com o projeto, o resultado sai apenas na segunda-feira (12), com cerimônia de premiação e encerramento apenas na terça-feira (13).